A obra artística fotográfica de Pierre Verger em processos de ensino, aprendizagem e criação em artes no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.109306

Palavras-chave:

Educação. Pierre Verger. Fotografia. Identidade cultural. Releitura.

Resumo

Esse trabalho aborda a obra fotográfica de Pierre Verger, na perspectiva da (re)leitura das suas imagens como suporte interpretativo no ensino de artes. A experiência ocorreu em uma turma de escola pública de ensino médio no município de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil. Como fio propulsor traz a premissa de Ana Mae Barbosa, na qual é preciso desenvolver nos alunos a consciência política, a desmistificação dos mitos colonizadores e o estudo de movimentos descolonizadores. Analisou-se 30 imagens selecionadas do acervo da Fundação Pierre Verger, cujos critérios de seleção foram figuras humanas e elementos da cultura baiana. A dialética das (re)leituras e da produção autônoma resultou em uma potente intervenção na própria realidade e visão de mundo dos alunos.


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Biografia do Autor

Mariana Brazil, Secretaria de Educação do Estado da Bahia — Salvador/BA

Possui graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (2010), Especialização em Desenvolvimento Infantil e seus Transtornos (2012) e Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia e Universidade do Estado de Santa Catarina (UFBA/UDESC - 2020). Foi professora de Artes na educação infantil e fundamental da rede privada em Salvador e Lauro de Freitas, Bahia. Atualmente é professora de Artes Visuais no Ensino Médio da rede pública do Estado da Bahia. Tem experiência na área de arte-educação, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de ensino/aprendizagem em artes, linguagens artísticas e Identidade cultural.

Marise Berta Souza, Universidade Federal da Bahia — UFBA, Salvador/BA

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador ( UCSal - 1977), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA -1999) e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2007). É professora Associada I do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Docente Permanente do Mestrado Profissional em Artes. Produtora e realizadora audiovisual. Atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema, tratando principalmente dos seguintes temas: cinema brasileiro, cultura brasileira e audiovisual.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

BRAZIL, M.; SOUZA, M. B. A obra artística fotográfica de Pierre Verger em processos de ensino, aprendizagem e criação em artes no ensino médio. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.109306. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/109306. Acesso em: 18 abr. 2024.