O Ensino da Arte como espaço para a reflexão ética. Enfrentar o problema do mal através de uma experiência em sala de aula: Branca de Neve e os predadores internos/externos da psique

Autores

  • Pilar Pérez Camarero Universidad Autónoma de Madrid – UAM, Madrid

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88323

Palavras-chave:

Arquétipos. Gênero. Performance. Conto de fadas. Globalização.

Resumo

Apresento um experimento realizado com estudantes de Educação Artística na Universidade Autónoma de Madrid. Trabalhamos a partir do conto de fadas "Branca de Neve" que nos ajudou a focar em uma questão fundamental no ser humano: o problema do mal. No meu modo de conceber a Educação Artística, os valores são fundamentais e o trabalho de autoconhecimento primordial para desenvolver o trabalho do educador. A partir da arte é possível encontrar um caminho interdisciplinar que nos fala da humanidade e nos faz criaturas socialmente conscientes, da tradição que temos herdamos, do presente e, portanto, do futuro que construímos todos os dias. Visitando salas de aula de diferentes lugares do mundo, tenho observado que um dos principais problemas na educação é a sua utilização como moeda de troca por políticos, e uma das suas maravilhas, que os professores e estudantes podem fazer, criando universos paralelos, no tempo utópico de suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pilar Pérez Camarero, Universidad Autónoma de Madrid – UAM, Madrid

Doctora en Bellas Artes por la Universidad Complutense de Madrid (UCM) y Experta en Educación Artística por la UCM. Posgraduada en Psicoanálisis Analítico por la Universidad Ramón Llull de Barcelona. Profesora Titular en el Departamento de Educación Artística, Plástica y Visual. Mi experiencia como docente comienza en el tiempo de mi formación doctoral en el Departamento de Bellas Artes de la UCM, y en diversas estancias en universidades de Latinoamérica (Cuba, México y Brasil). Después he desarrollado mi trabajo en la Universidad Autónoma de Madrid (UAM) en formación de profesores desde 1999, en el Doctorado de Creatividad Aplicada y en el de Arte terapia en contextos sociales diversos, ahora Máster de Arte Terapia y Título Propio de Creatividad Aplicada.

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann en Jerusalén. Barcelona: Debolsillo, 2017.

CZIFFRA, Claire-Lucie. Les relations perverses: si le pervers m’était conté. Paris: Ed. Eyrolles, 2012.

FRANZ, Marie-Louise von. L’ombre et le mal dans les contes de fées. Paris: Éditions J. Renard, 1990.

HARE, Robert. Sin conciencia: el inquietante mundo de los psicópatas que nos rodean. Nueva York: The Guildford Press, 1993.

JUNG, Carl Gustav. Respuesta a Job. México DF: Fondo de Cultura Económica, 2006.

KRISHNANANDA. De la codependencia a la libertad: cara a cara con el miedo. Madrid: Editorial Gulaab, 2007.

LAO TSÉ. Tao Te King: el libro del Tao. Mallorca: Editorial José J. de Olañeta, 2016.

MILLER, Alice. El drama del niño dotado y la búsqueda del verdadero yo. Barcelona: Ensayo Tusquets, 2016.

PIÑUEL, Iñaki. Amor Zero: cómo sobrevivir a los amores psicopáticos. Buenos Aires: Editorial Sb, 2015.

RACAMIER, Paul-Claude. Les perversions narcissiques. Paris: Payot, 2012.

Vídeos

PÉREZ, Pilar (Coord.). Baile para conjurar a la bruja. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=KSKjpXH8IlQ>. Acceso en: 19 dez. 2018.

PÉREZ, Pilar (Coord.). Blancanieves y las 16 manzanas brujas. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=su9zy_WYtxc&t=169s>. Acceso en: 19 dez. 2018.

PÉREZ, Pilar. Coord. Blancanieves y las 16 manzanas brujas. Trailer. 2016. Disponible en: <https://www.youtube.com/watch?v=0i2EjbkLtnQ>. Acceso en: 19 dez. 2018.

Blog de clase

PÉREZ, Pilar. 2009-2018. Disponible en: <http://educacionartistica.pilarperez.com/>. Acesso en: 19 dez. 2018.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

PÉREZ CAMARERO, P. O Ensino da Arte como espaço para a reflexão ética. Enfrentar o problema do mal através de uma experiência em sala de aula: Branca de Neve e os predadores internos/externos da psique. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.88323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88323. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos