Bricolagens entre Cultura Visual e Pedagogias Culturais – possibilidades para o ensino de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.86322Palavras-chave:
Ensino de Artes Visuais. Cultura Visual. Pedagogias Culturais. Bricolagens.Resumo
Este texto destaca possibilidades para o ensino de Artes Visuais, a partir de bricolagens com a Cultura Visual e Pedagogias Culturais, campos de estudos que vem crescendo do Brasil, nas últimas décadas. Apresentam-se como possibilidades profícuas pelo protagonismo estudantil e preocupação com as imagens e artefatos culturais, tão presentes na contemporaneidade. Configura-se como um recorte da pesquisa de mestrado. Têm-se como objetivo sinalizar as possibilidades de problematizações de ambos os campos, entendendo-as como potentes aliados ao ensino de Artes Visuais. A partir dos escritos de Hernández (2000, 2007); Cunha (2010, 2012); Martins (2006); Steinberg e Kincheloe (2001, 2004); Tavin e Anderson (2010); se faz uma revisão bibliográfica e destaca-se possibilidades para um ensino de Artes Visuais aliado às demandas da atualidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Paula Deporte. Pedagogias Culturais: uma cartografia das (re)invenções do conceito. Porto Alegre: UFRGS, 2016. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cultura Visual e Infância. In: REUNIÃO DA ANPED, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008.p. 102-132.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene (Orgs.) Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 99-124.
DALLA VALLE, Lutiere. (2016) Provocações, (des)continuidades, desfechos: potência edu(vo)cativa das imagens fílmicas na formação docente. Revista da Fundarte, Montenegro, n. 32, p.52-94, 2016.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GIROUX, Henry. A disneyzação da cultura infantil. In: Silva, Tomaz T.; MOREIRA, Antônio F. (Orgs). Território contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. de Ana Duarte. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
HERNÁNDEZ, Fernando. La cultura visual como estrategia que posibilita aprender a partir de estabelecer relaciones. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 14, n. 2, jul./dez. 2012.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p.104-131.
MARTINS, Raimundo. Por que e como falamos da cultura visual? Goiás, VISUALIDADES- FAVIUFG, 2006. p. 63-79.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. p. 51-68.
NUNES, Aline B.; MARTINS, Raimundo. (2014) Um convite para “educar”/pensar infâncias líquidas. In: MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima. (Orgs). Cultura Visual e Ensino de Arte: concepções e práticas em diálogo. Pelotas: Editora UFPel, 2014.
SALBEGO, Juliana. Atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
TAVIN, Kevin; ANDERSON, David. A cultura visual nas aulas de arte no ensino fundamental: uma desconstrução da Disney. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora da UFSM, 2010, p. 57-69.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.