CinEducar e Partejar Potiguara: o ensino do cinema para mulheres indígenas como ferramenta de (re)existência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.100073Palavras-chave:
Cinema e educação. Partejar Potiguara. Mulheres indígenas. Povo Potiguara da Paraíba. Documentário audiovisual indígena.Resumo
Este artigo visa a analisar algumas experiências vividas em campo no projeto de extensão universitária Partejar Potiguara, que propôs aulas de cinema para mulheres indígenas na região da Baía da Traição (PB) em 2019. O objetivo é analisar os atravessamentos e afetos gerados na busca por uma metodologia engajada e transgressora dentro de um contexto de lutas sociais e resistência cultural. Desde a seleção bibliográfica da pesquisa e as dificuldades encontradas nas aulas à execução do produto final (um documentário sobre parto, maternidade, vida e identidade), o propósito é compreender o ensino das artes visuais e a produção cinematográfica como ferramenta política de valorização da identidade.Downloads
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