Experiências estéticas/culturais na/para a formação de professores(as): pistas, recortes e rastros de um percurso investigativo no curso de Pedagogia da UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117507

Palavras-chave:

Experiências estéticas/culturais. Formação docente em Pedagogia. Estudos Culturais. Arte/Educação contemporânea. Etnografia.

Resumo

O artigo contempla reflexões acerca das formações estéticas/culturais na formação em Pedagogia, a partir de pesquisa desenvolvida no PPGE/UFPE. Diálogo com autores(as) dos Estudos Culturais e da Arte/Educação contemporânea para pensar rupturas, culturas e estéticas e tomo a etnografia para conhecer, adentrar e transitar no campo de investigação. As interpretações foram elaboradas com orientações da Análise de Conteúdo. O estudo permitiu compreender que, ao expandir o repertório estético/cultural dos(as) estudantes, a formação docente provoca movimentos de encontros, comparações, confrontos com outras experiências vivenciadas e de expansão do repertório estético/cultural de cada estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE

Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação e da Universidade Federal de Pernambuco e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas e Mestre em Educação na Universidade Federal de Pernambuco. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE).

Referências

A ONDA. Direção de Dennis Gansel. Alemanha: Constantin Film, 2008. (107min).

BARBOSA, Ana Mae. Carta Prefácio. In: RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Portugal: Edições 70, 2009.

CANAL FUTURA: Caderno Maleta Toda Beleza. BARBOSA, Ana Mae. Cultura, Arte, Beleza e Educação. Texto de assessoria do Programa Toda Beleza. p. 5-25, 2008. Disponível em: <http://www.maletafutura.org.br/docs/caderno_maleta_toda_beleza.pdf>. Acesso em jun. 2021.

CINEMA Paradiso. Direção de Giuseppe Tornatore. Itália: Titanus, 1988. (155min).

COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. (org.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, ago. 2003.

DARRAS, Bernard. Géométrie de la culture. Revue Media et Information (MEI), Paris, n. 3, 1995.

DARRAS, Bernard. De l’éducation artistique à l’éducation culturelle. In: CONFERENCE MONDIALE SUR L’ÉDUCATION ARTISTIQUE. 21., 2006. Anais [...]. Lisbonne: UNESCO; Gouvernement du Portugal, 2006.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010a.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.

DUVE, Thierry de. La nouvelle donne - Remarques sur quelques qualifications du mot “art”. In: GENIN, Christophe; LEROUX, Claire; LONTRADE, Agnès (org.). Juger l’art? Collection Esthétique. 16. Paris: Publications de la Sorbonne, 2009.

ENTRADA para raros. Produção: Daniel Pereira. São Paulo: Gravadora Independente, 2008. 1 DVD (93 min).

ESCRITORES da Liberdade. Direção de Richard LaGravenese. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2007. (122min).

FINO, Carlos Nogueira. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In: ESCALLIER, Christine e VERÍSSIMO, Nelson (org.). Educação e Cultura. Funchal: DCE – Universidade da Madeira, 2008.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cultura e educação, tensão nas fronteiras. In: BUJES, Maria Isabel Edelweiss, BONIN, Iara Tatitana. Pedagogias sem fronteiras. Canoas: Editora ULBRA, 2010.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2012.

GENIN, Christophe (org.). Images et esthétique. Collection Esthétique. Paris: Publications de la Sorbonne, 2007.

GIROUX, Henry. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

JANELA da Alma. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes e Produções, 2001. (64min).

KERLAN, Alain. L’art pour éduquer? La tentation esthétique – Contribution philosophique à l’étude d’un paradigme. Québec: Les Presses de l’Université Laval, 2004.

KLEIN, Carin, DAMICO, José. O uso da etnografia pós-moderna para a investigação de políticas públicas de inclusão social. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

LAUAND, Jean. Prefácio. In: PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

LARROSA, Jorge. Sobre la experiencia. Aloma: Revista de psicologia, ciències de l'educación i de l'esport Blanquerna [en línia], 2006, n. 19, p. 87-112. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/Aloma/article/view/103367/154553. Acesso em: 21 set. 2014.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LARROSA, Jorge; KOHAN, Walter. Apresentação. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MATRIX. Direção de Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Produção de Joel Silver. Califórnia: Warner Bros., 1999.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou Sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

MURRAY, Roseana. Classificados Poéticos. 17. ed. Belo Horizonte: Miguilim, 1998.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula Al; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação”. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

NETO, João Cabral de Melo. O cão sem plumas. In: Revista Continente Multicultural, ed. 229, Recife, 2020. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/229/o-cao-sem-plumas-. Acesso em: 15 abr. 2020.

O SUBSTITUTO. Direção de Tony Kaye. Estados Unidos: Orion Pictures, 2011. (100min).

PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PRIBERAM, “flanar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha]. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/flanar. Acesso em: 11 ago. 2014.

RECIFE frio. Direção de Kléber Mendonça Filho. Cinemascópio/Símio Filmes. Produtores Associados: Cabraquente produções. Recife: Vitrine Filmes, 2009. (24 min).

RECIFE de Dentro Pra Fora. Direção e produção de Katia Mesel. Recife: Cinemateca Pernambucana, 1997. (16min). Disponível em: <http://cinematecapernambucana.com.br/filme/?id=3108> Acesso em jun. 2021.

SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Sobre o etnógrafo-turista e seus modos de ver. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. (org.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOURIAU, Etienne. Vocabulaire d’esthétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.

VIAGEM à Lua. Direção e produção de Georges Méliès. França: Star Film, 1902. (14min).

VIDAL, Fabiana Souto. Um olhar caleidoscópico nas/para as formações estéticas/culturais de professores(as): experiências e construções de identidades docentes estéticas no curso de Pedagogia da UFPE. 2016. 370 p. Tese (Doutorado em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

Downloads

Publicado

2021-08-08

Como Citar

VIDAL, F. S. L. Experiências estéticas/culturais na/para a formação de professores(as): pistas, recortes e rastros de um percurso investigativo no curso de Pedagogia da UFPE. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117507. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117507. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte