Experiências estéticas/culturais na/para a formação de professores(as): pistas, recortes e rastros de um percurso investigativo no curso de Pedagogia da UFPE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.117507Palavras-chave:
Experiências estéticas/culturais. Formação docente em Pedagogia. Estudos Culturais. Arte/Educação contemporânea. Etnografia.Resumo
O artigo contempla reflexões acerca das formações estéticas/culturais na formação em Pedagogia, a partir de pesquisa desenvolvida no PPGE/UFPE. Diálogo com autores(as) dos Estudos Culturais e da Arte/Educação contemporânea para pensar rupturas, culturas e estéticas e tomo a etnografia para conhecer, adentrar e transitar no campo de investigação. As interpretações foram elaboradas com orientações da Análise de Conteúdo. O estudo permitiu compreender que, ao expandir o repertório estético/cultural dos(as) estudantes, a formação docente provoca movimentos de encontros, comparações, confrontos com outras experiências vivenciadas e de expansão do repertório estético/cultural de cada estudante.Downloads
Referências
A ONDA. Direção de Dennis Gansel. Alemanha: Constantin Film, 2008. (107min).
BARBOSA, Ana Mae. Carta Prefácio. In: RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas: Mercado das Letras, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Portugal: Edições 70, 2009.
CANAL FUTURA: Caderno Maleta Toda Beleza. BARBOSA, Ana Mae. Cultura, Arte, Beleza e Educação. Texto de assessoria do Programa Toda Beleza. p. 5-25, 2008. Disponível em: <http://www.maletafutura.org.br/docs/caderno_maleta_toda_beleza.pdf>. Acesso em jun. 2021.
CINEMA Paradiso. Direção de Giuseppe Tornatore. Itália: Titanus, 1988. (155min).
COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. (org.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Hessel; SOMMER, Luis Henrique. Estudos Culturais, educação e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 36-61, ago. 2003.
DARRAS, Bernard. Géométrie de la culture. Revue Media et Information (MEI), Paris, n. 3, 1995.
DARRAS, Bernard. De l’éducation artistique à l’éducation culturelle. In: CONFERENCE MONDIALE SUR L’ÉDUCATION ARTISTIQUE. 21., 2006. Anais [...]. Lisbonne: UNESCO; Gouvernement du Portugal, 2006.
DEWEY, John. Experiência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010a.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.
DUVE, Thierry de. La nouvelle donne - Remarques sur quelques qualifications du mot “art”. In: GENIN, Christophe; LEROUX, Claire; LONTRADE, Agnès (org.). Juger l’art? Collection Esthétique. 16. Paris: Publications de la Sorbonne, 2009.
ENTRADA para raros. Produção: Daniel Pereira. São Paulo: Gravadora Independente, 2008. 1 DVD (93 min).
ESCRITORES da Liberdade. Direção de Richard LaGravenese. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2007. (122min).
FINO, Carlos Nogueira. A etnografia enquanto método: um modo de entender as culturas (escolares) locais. In: ESCALLIER, Christine e VERÍSSIMO, Nelson (org.). Educação e Cultura. Funchal: DCE – Universidade da Madeira, 2008.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Cultura e educação, tensão nas fronteiras. In: BUJES, Maria Isabel Edelweiss, BONIN, Iara Tatitana. Pedagogias sem fronteiras. Canoas: Editora ULBRA, 2010.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2012.
GENIN, Christophe (org.). Images et esthétique. Collection Esthétique. Paris: Publications de la Sorbonne, 2007.
GIROUX, Henry. Cruzando as fronteiras do discurso educacional: novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
JANELA da Alma. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes e Produções, 2001. (64min).
KERLAN, Alain. L’art pour éduquer? La tentation esthétique – Contribution philosophique à l’étude d’un paradigme. Québec: Les Presses de l’Université Laval, 2004.
KLEIN, Carin, DAMICO, José. O uso da etnografia pós-moderna para a investigação de políticas públicas de inclusão social. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
LAUAND, Jean. Prefácio. In: PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
LARROSA, Jorge. Sobre la experiencia. Aloma: Revista de psicologia, ciències de l'educación i de l'esport Blanquerna [en línia], 2006, n. 19, p. 87-112. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/Aloma/article/view/103367/154553. Acesso em: 21 set. 2014.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LARROSA, Jorge; KOHAN, Walter. Apresentação. In: LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MATRIX. Direção de Lana Wachowski e Lilly Wachowski. Produção de Joel Silver. Califórnia: Warner Bros., 1999.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou Sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MURRAY, Roseana. Classificados Poéticos. 17. ed. Belo Horizonte: Miguilim, 1998.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula Al; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação”. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
NETO, João Cabral de Melo. O cão sem plumas. In: Revista Continente Multicultural, ed. 229, Recife, 2020. Disponível em: https://revistacontinente.com.br/edicoes/229/o-cao-sem-plumas-. Acesso em: 15 abr. 2020.
O SUBSTITUTO. Direção de Tony Kaye. Estados Unidos: Orion Pictures, 2011. (100min).
PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
PRIBERAM, “flanar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha]. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/flanar. Acesso em: 11 ago. 2014.
RECIFE frio. Direção de Kléber Mendonça Filho. Cinemascópio/Símio Filmes. Produtores Associados: Cabraquente produções. Recife: Vitrine Filmes, 2009. (24 min).
RECIFE de Dentro Pra Fora. Direção e produção de Katia Mesel. Recife: Cinemateca Pernambucana, 1997. (16min). Disponível em: <http://cinematecapernambucana.com.br/filme/?id=3108> Acesso em jun. 2021.
SANTOS, Luís Henrique Sacchi dos. Sobre o etnógrafo-turista e seus modos de ver. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. (org.). Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SOURIAU, Etienne. Vocabulaire d’esthétique. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
VIAGEM à Lua. Direção e produção de Georges Méliès. França: Star Film, 1902. (14min).
VIDAL, Fabiana Souto. Um olhar caleidoscópico nas/para as formações estéticas/culturais de professores(as): experiências e construções de identidades docentes estéticas no curso de Pedagogia da UFPE. 2016. 370 p. Tese (Doutorado em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.