O corpo e o movimento na formação em pedagogia: o papel das histórias de vida e das memórias corporais como um campo de experimentação e reflexividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.117504

Palavras-chave:

Formação de Professores. Arte na Pedagogia. Corporeidade.

Resumo

Neste artigo trago algumas materialidades vivenciadas por mim como docente de um Curso de Licenciatura em Pedagogia em uma universidade pública no nordeste do Brasil, para problematizar o silenciamento do corpo e do movimento nos currículos universitários. A minha hipótese é que a universidade brasileira tem formado educadores/as com poucos repertórios para atuação com a linguagem corporal na e para as Infâncias, que tendem a perpetuar discursos cristalizados em modos particulares assentados no racionalismo cartesiano que tomam como premissa o corpo homogêneo, único, docilizado e higienizado. Nos limites deste texto irei partilhar algumas experiências estético-pedagógicas tomando como eixo as memórias e as histórias de vida dos/das discentes, e os possíveis rebatimentos que a reflexão sobre as corporeidades pode trazer à práxis do/a futuro/a professor/a.

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Biografia do Autor

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco — UFRPE, Recife/PE

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduação em Pedagogia, mestre e doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Ensino da Dança. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE/UFRPE).

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Publicado

2021-08-08

Como Citar

SOUZA, A. P. A. de. O corpo e o movimento na formação em pedagogia: o papel das histórias de vida e das memórias corporais como um campo de experimentação e reflexividade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.117504. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/117504. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Arte na Pedagogia: processos educativos de poetizar, fruir e conhecer arte