Ação docente como ato poético na produção de objetos propositores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.112135

Palavras-chave:

Objeto de aprendizagem poético. Pedagogia do evento. Objeto propositor poético. Lygia Clark. Material didático.

Resumo

O tema central desta pesquisa é a criação de materiais didáticos como ato poético. Situa-se no campo de conhecimento das Artes Visuais, mas pode ser utilizada em outros campos, por interessados em produzir outras formas de relação e experimentação em situações de aprendizagem, que incluam a dimensão poética e autoral. Para embasar a reflexão e as produções, são utilizadas as ideias de Objeto de aprendizagem poético, Pedagogia do evento e proposições da artista Lygia Clark. É apresentado um Objeto propositor poético realizado e relacionado aos conceitos e ao referencial artístico referidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

Professora Associada do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS (IA/UFRGS), atuando principalmente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Mestre e Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Realizou estágio Pós-Doutoral na área de Educação e Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994). Participa do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS/CNPq). É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de produção, experimentação e avaliação de materiais didáticos e objetos de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais.

Referências

ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. The International Journal of Art & Design Education. Volume 27, p. 226-240, outubro de 2008. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1476-8070.2008.00581.x>. Acesso em 18 ago, 2018.

ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the Event. Cambridge: Kettle’s yard - University of Cambridge, 2014. Disponível em: <https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf>. Acesso em 18 ago, 2018.

FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. 2015. 321 páginas. Tese (Doutorado em Artes: Educação em Artes Visuais). PPGArte, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: <http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm>. Acesso em 24 ago, 2018.

HOFSTAETTER, Andrea. Olhos e Mãos. Prezi, Porto Alegre, 3 de agosto de 2020. Disponível em: <https://prezi.com/xufp8u44dfnp/olhos-e-maos/>. Acesso em dez. 2021.

LUPA – Ensaios Audiovisuais. Caderno do Professor. Material Educativo. Belo Horizonte: Museu de Artes e Ofícios, Programa Educativo, 2016.

MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-Graduação. V.1, n.1, out. 2005.

MEDEIROS, Izabella. A relação entre corpo e subjetividade na obra de Lygia Clark. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, UERJ, Ano 16, volume 01, número 26, p. 36-58, julho de 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

HOFSTAETTER, A. Ação docente como ato poético na produção de objetos propositores. Revista GEARTE, [S. l.], v. 8, n. 3, 2021. DOI: 10.22456/2357-9854.112135. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/112135. Acesso em: 18 abr. 2024.