Ação docente como ato poético na produção de objetos propositores
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.112135Palavras-chave:
Objeto de aprendizagem poético. Pedagogia do evento. Objeto propositor poético. Lygia Clark. Material didático.Resumo
O tema central desta pesquisa é a criação de materiais didáticos como ato poético. Situa-se no campo de conhecimento das Artes Visuais, mas pode ser utilizada em outros campos, por interessados em produzir outras formas de relação e experimentação em situações de aprendizagem, que incluam a dimensão poética e autoral. Para embasar a reflexão e as produções, são utilizadas as ideias de Objeto de aprendizagem poético, Pedagogia do evento e proposições da artista Lygia Clark. É apresentado um Objeto propositor poético realizado e relacionado aos conceitos e ao referencial artístico referidos.Downloads
Referências
ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. The International Journal of Art & Design Education. Volume 27, p. 226-240, outubro de 2008. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1476-8070.2008.00581.x>. Acesso em 18 ago, 2018.
ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the Event. Cambridge: Kettle’s yard - University of Cambridge, 2014. Disponível em: <https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf>. Acesso em 18 ago, 2018.
FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. 2015. 321 páginas. Tese (Doutorado em Artes: Educação em Artes Visuais). PPGArte, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: <http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm>. Acesso em 24 ago, 2018.
HOFSTAETTER, Andrea. Olhos e Mãos. Prezi, Porto Alegre, 3 de agosto de 2020. Disponível em: <https://prezi.com/xufp8u44dfnp/olhos-e-maos/>. Acesso em dez. 2021.
LUPA – Ensaios Audiovisuais. Caderno do Professor. Material Educativo. Belo Horizonte: Museu de Artes e Ofícios, Programa Educativo, 2016.
MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediação: Provocações Estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-Graduação. V.1, n.1, out. 2005.
MEDEIROS, Izabella. A relação entre corpo e subjetividade na obra de Lygia Clark. Revista Concinnitas, Rio de Janeiro, UERJ, Ano 16, volume 01, número 26, p. 36-58, julho de 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.