Proposta colaborativa com futuros professores da educação infantil. Lanches temáticos, séries, performances e instalações
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.100746Palavras-chave:
Inovação. Ensino da Arte. Performance. Diários de campo. Consciência.Resumo
O artigo apresenta a análise pedagógica de uma experiência de formação para futuros professores de educação artística na educação infantil na Universidade Autônoma de Madrid. Aborda o percurso metodológico e os fundamentos através dos quais o projeto foi realizado. Esta proposta constitui um processo inovador com base no dinamismo e na autogestão, envolvendo os participantes, tantos os alunos como os professores. O trabalho se desenvolveu através de observação e os indicadores foram obtidos através da elaboração do diário de campo, gerando assim reflexões e atividades de sensibilização e pensamento pedagógico artístico.Downloads
Referências
ALEGRE DEL REY, María Ángeles. Análisis simbólico de los trastornos de espectro autista y de los trastornos de déficit de atención con hiperactividad en el ejercicio de la orientación escolar. Fundamentos para la evolución de las instituciones escolares. UAM, 2017. Tesis Doctorales en Educación — Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, 2017. Disponível en: http://repositorio.uam.es/handle/10486/680445
CERTEAU, Michel de. La invención de lo cotidiano. 1 Artes de Hacer. México, D. F: Instituto Tecnológico y de estudios Superiores de Occidente, 2002.
DE LA HERRÁN, Agustín. El nuevo “paradigma” complejo-evolucionista en educación. En: DE LA HERRÁN, A.; HASHIMOTO, E. y MACHADO, E. Investigar en Educación: Fundamentos, aplicación y nuevas perspectivas. Madrid: Dilex (capítulo 13), 2005.
DE LA HERRÁN, Agustín; PAREDES, Joaquín (Coords.). Promover el cambio pedagógico en la Universidad. Madrid: Ediciones Pirámide (Grupo Anaya, S.A.), 2012.
GADAMER, Hans-Georg. Estética y Hermenéutica. Madrid: Tecnos. Grupo Anaya, S.A, 2011.
JACKSON, Philip. La vida en las aulas. Madrid: Morata, S.A, 1992.
LAGE DE LA ROSA, Marta; PÉREZ CAMARERO, Pilar. Muñecas como yo: volver a pensar las muñecas. Padres y maestros. Revista de Investigación e Información Pedagógica, n. 375, p. 28-31, sept. 2018. Disponible en: https://fund-encuentro.org/index.php/padresymaestros/issue/view/654. Acceso en: 12 diciembre 2019.
PÉREZ CAMARERO, Pilar. Transformando una muñeca: arquetipos y proyección simbólica a través de un taller de arte”. Actas de El cuerpo como medida, Universidad Rey Juan Carlos. Editora MªJesús Abad Tejerina. ISBN- 978-84-608-1694-2 (pp 138-149p), 2016. Disponible en: https://eciencia.urjc.es/bitstream/handle/10115/14461/elcuerpocomomedida2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acceso en: 10 diciembre 2019.
PÉREZ, Pilar. (Org.). De muñeca estereotipada a gente ‘normal’. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2016. Disponible en: https://www.academia.edu/30516684/De_mu%C3%B1eca_estereotipada_a_gente_normal. Acceso en: 9 diciembre 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.