https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/issue/feed Revista GEARTE 2022-09-18T12:56:54-03:00 Equipe Revista GEARTE gearterevista@gmail.com Open Journal Systems REVISTA GEARTE https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126528 AMB: ‘desconseguir’ escutar o que nos ofereces, ainda! 2022-08-12T17:43:41-03:00 José Carlos de Paiva jpaiva@fba.up.pt <p>O esforço de ESCUTAR o que Ana Mae Barbosa nos apresenta, digerindo suas ofertas, irreverentes e qualificadas por uma investigação incansável e alargada, integrou a sua oferecida amizade e sabedoria em mim, numa procura pessoal e incessante para dar eficácia política, antidiscriminatória e anticapitalista às minhas ações, artísticas e de investigação em educação artística, interculturalidade e decolonialidade. Esforço partilhado com os coletivos e as comunidades com quem me é permitido relacionar, que vou ‘desconseguindo’ realizar, ainda!</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127241 A (possível) multiplicação de vértices: tesouros da Abordagem Triangular 2022-09-18T12:10:41-03:00 Regina Machado rtetelam@gmail.com <p>O presente texto traz uma reflexão teórico-poética a respeito dos desafios perceptivos que vicejam na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e que dificilmente&nbsp;podem ser vislumbrados a olho nu. Por isso, ao mesmo tempo, o texto aponta&nbsp;indiretamente para a necessidade urgente de uma revisão de pressupostos e práticas arte educativas no mundo contemporâneo, tendo como guia uma possível ressignificação dos conceitos de percepção mais conhecidos.</p> 2022-09-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125072 Das memórias e encontros com a Abordagem Triangular às reverberações na prática em Artes Visuais 2022-06-06T11:43:52-03:00 Fabiana Souto Lima Vidal fabiana.vidal@uol.com.br <p>Neste artigo, inicialmente, apresento memórias acerca do encontro com a Abordagem Triangular (AT). Em seguida, apresento o CAp/UFPE, campo onde atuo como docente de Artes Visuais. Na terceira parte, abordo as compreensões acerca da AT e de como as ações deste sistema epistemológico integram meu modo de pensar o ensino das Artes e Culturas Visuais. Por fim, apresento recortes de experiências vivenciadas remotamente em 2021 no 1° ano do Ensino Médio, com a temática “Mulheres Artistas”. Finalizo destacando que entendo a AT pelo caráter dialogal e aberto, dando pistas para que ações possíveis no ensino das Artes e Culturas Visuais aconteçam nos mais diferentes contextos e realidades.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125069 Arte como experiência em uma Abordagem Triangular ou sobre o ensino de pintura em zigue zague 2022-06-05T23:58:03-03:00 Jociele Lampert jocielelampert@uol.com.br Raony Robson Ruiz raony.ruiz@hotmail.com <p>O presente artigo objetiva articular os conceitos da Abordagem Triangular da autora brasileira Ana Mae Barbosa com o de Arte como experiência do filósofo americano John Dewey, para analisar a prática docente como investigação realizada pelo/a artista professor/a pesquisador/a no contexto do ensino de pintura. Para tanto desenvolvemos partindo dos autores citados, uma pesquisa experimental que tenciona a prática docente e a prática artística, constituindo-se de metáforas e desafios, em meio ao zigue e zague na Abordagem Triangular.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125031 Formação de professores e difusão da Abordagem Triangular no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo 2022-06-02T19:04:17-03:00 José Minerini Neto jminerini@gmail.com Ana Amália Tavares Bastos Barbosa aatbbl@gmail.com Beatriz Ribeiro Correa beatriz_correa2@hotmail.com <p>A Abordagem Triangular foi publicada por Ana Mae Barbosa, em 1991, no livro <em>A Imagem no Ensino da Arte</em>. Quando o livro estava prestes a completar 10 anos de seu lançamento, foi ofertado para professores e educadores da cultura o curso de aperfeiçoamento “Aprendizagem da Arte e Cultura Contemporânea”, no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, NACE-NUPAE. Agora, ao completar 30 anos dessa publicação, reúnem-se, neste artigo: uma professora desse curso e um aluno da primeira turma, que fazem suas análises sobre aulas e atividades, mediados por Beatriz Ribeiro.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127240 A prática como critério da verdade: Abordagem Triangular na interface da sala de aula 2022-09-18T11:55:54-03:00 Elizabeth Milititsky Aguiar elizabeth@ez-poa.com.br <p>Este artigo objetiva apresentar o impacto da Abordagem Triangular no Ensino da Arte, sobre o trabalho das professoras da Rede Municipal de Ensino na região metropolitana de Porto Alegre (RS), a partir da fala de algumas delas. Participantes do Grupo de Pesquisa inicial do Projeto Arte na Escola, seguiram no Grupo de Reflexão do Projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, buscando qualificar sua prática pedagógica no ensino da Arte.<strong>&nbsp; </strong></p> 2022-09-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125287 Abordagem Triangular em processos de mediação cultural 2022-06-16T19:51:15-03:00 Rejane Galvão Coutinho rejanegcoutinho@gmail.com <p>O texto trata da experiência da autora com a Abordagem Triangular em seu processo de formação, tendo como foco a mediação em museus e centros culturais; contextualiza a experiência do coletivo <em>Arteducação</em> <em>Produções</em>, que aconteceu em São Paulo na primeira década dos anos 2000, relatando e analisando processos de desenvolvimento de propostas de mediação, tendo a Abordagem Triangular como eixo teórico e operacional organizador.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126530 Roda de Conversa: conexões e experiências do GEARTE no âmbito da Abordagem Triangular 2022-08-12T18:12:30-03:00 Gilvânia Maurício Dias de Pontes gilvaniapontes@hotmail.com Maria Isabel Petry Kehrwald isabel.petry.2014@gmail.com Rejane Reckziegel Ledur rejaneledur@gmail.com Rita Inês Petrykowski Peixe rita.peixe@ifsc.edu.br <p>O Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) é um grupo interinstitucional que investiga as relações entre educação e arte, dialogando com as áreas da cultura visual, semiótica discursiva, estética, história, teoria e crítica da arte. Pesquisadoras do GEARTE participaram do evento Mão na Massa: Experiências [Re] significativas 2021 e II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação, com a proposição de uma Roda de Conversa, permeada por diferentes “sotaques” brasileiros, tendo como fio condutor os desdobramentos da Abordagem Triangular nas pesquisas e experiências de algumas integrantes do grupo, tanto no âmbito da formação continuada de professores quanto no ensino da Arte nas escolas, abrangendo experiências da Educação Infantil ao Ensino Médio, Técnico e Tecnológico. O objetivo da experiência proposta foi o de desenvolver diálogos entre pesquisadoras do GEARTE e o público participante, com o propósito de contextualizar, estabelecer conexões e suscitar desdobramentos entre suas experiências, por meio da Abordagem Triangular, presente nas pesquisas e práticas do grupo.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126534 22 em 22: o centenário da Semana de Arte moderna pelos “olhos” da Abordagem Triangular 2022-08-12T19:02:02-03:00 Rosana Fachel de Medeiros zanafachel@yahoo.com.br <p>Esse artigo apresenta um projeto que está sendo desenvolvido na disciplina de Artes em uma escola pública - de Canoas, no RS - para abordar a Semana de Arte Moderna no marco dos cem anos de sua realização, tendo como fundamentação a Abordagem Triangular (BARBOSA, 1991). O projeto parte do estudo e da pesquisa do movimento artístico-cultural modernista e de suas e seus artistas para, em seguida, selecionar algumas de suas obras emblemáticas como inspiração para diferentes propostas de criações. Com o objetivo de proporcionar às e aos estudantes a contextualização tanto no estudo das obras de arte quanto em suas incursões em diferentes fazeres artísticos.</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125393 Alguns apontamentos sobre o fazer docente e a Abordagem Triangular 2022-06-21T23:16:32-03:00 Ruth Rejane Perleberg Lerm ruthlerm@yahoo.com.br <p>O artigo apresenta visão particular sobre o fazer docente baseado na Abordagem Triangular quando ambas, prática e teoria, completam seus 30 anos. Além de discorrer brevemente sobre como as bases da abordagem foram questionadas e atualizadas neste período, descreve experiência de criação de narrativas visuais durante os dois anos de Pandemia da COVID19 (2020-2021).</p> 2022-08-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127243 Professor não se forma, se prepara 2022-09-18T12:56:54-03:00 Sandra Regina Ramalho e Oliveira ramalho@floripa.com.br <p>Para abordar o complexo e dinâmico processo conhecido como “formação de professores”, volto à minha própria formação para retomar e propor a discussão sobre uma questão conceitual: formação ou preparação? Então, aponto ideias de autores que considero fundamentais para uma consistente base teórica: Maria Isabel da Cunha, Paulo Freire e Ana Mae Barbosa. Dirijo meu foco para professores que atualmente se ocupam da preparação de professores na UDESC, na graduação e na pós: Elaine Schmidlin, Jociele Lampert e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. E concluo mostrando um trabalho desenvolvido em junho de 2022 na Espanha por uma professora egressa da UDESC, Débora da Rocha Gaspar.</p> 2022-09-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022