Políticas públicas e estratégias de fomento para as artes indígenas: o modelo australiano

Autores

  • Ilana Seltzer Goldstein Universidade Federal de São Paulo — Unifesp, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.94294

Palavras-chave:

Arte indígena. Políticas públicas. Austrália. Arte e política.

Resumo

O presente texto aborda as estratégias de fomento às artes indígenas desenvolvidas na Austrália, que incluem premiações, um código de conduta comercial, apoio do governo federal às cooperativas indígenas, entre outras medidas. O caso australiano é único no mundo, em termos do grau de institucionalização, visibilidade e valorização que os artistas aborígenes atingiram. Nesse sentido, oferece um contraste interessante para se refletir sobre o contexto latino-americano. Também suscita questões de cunho ético e político, em se tratando de um país com passado colonial tão violento. 

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Biografia do Autor

Ilana Seltzer Goldstein, Universidade Federal de São Paulo — Unifesp, São Paulo/SP

Professora do Departamento de História da Arte e membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Integrante do grupo do CNPq Todas as Artes | Todos os Nomes: Pesquisas sobre Arte na Contemporaneidade.  Desde 2016, é co-coordenadora da Cátedra Kaapora, voltada à valorização de conhecimentos e formas expressivas tradicionais e não-hegemônicos. Paralelamente à trajetória acadêmica, elaborou, coordenou e avaliou projetos artístico-culturais junto a diversas organizações. Participou das curadorias das exposições Terra Paulista: História, Arte e Costumes (Sesc Pompeia, 2005); Jorge, amado, universal? (Museu da Língua Portuguesa e Museu de Arte Moderna da Bahia, 2012); Tempo dos Sonhos: a arte aborígene contemporânea da Austrália (Caixa Cultural, 2016, 2017 e 2018; Casa Fiat de Cultura, 2017).

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

GOLDSTEIN, I. S. Políticas públicas e estratégias de fomento para as artes indígenas: o modelo australiano. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.94294. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/94294. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero