A produção de uma narrativa visual acerca do Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.93462Palavras-chave:
Narrativa visual. Museu. Palácio Cruz e Souza. Florianópolis.Resumo
Relato sobre o desenvolvimento de uma narrativa visual sobre o Palácio Cruz e Sousa, sede do Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. Orientando-nos pelo ponto de vista pedagógico, busca-se mostrar que todo museu possui o potencial para se elaborar narrativas visuais e, a partir destas, identificar conceitos que levem a uma prospecção em criatividade. Inicialmente se debruça sobre o que é uma narrativa e suas possibilidades de gerar um aprendizado, tomando a perspectiva de Connelly e Clandinin (1995). A partir de Martins e Tourinho (2009), a narrativa é pensada no âmbito da cultura visual, enquanto uma forma de problematização do olhar, das representações e relações. O papel educativo dos museus foi explorado a partir de Leite (2005) e de Barbosa (2012).
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Helena Rosa. Ações educativas em museus de arte: entre políticas e práticas. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n.7, p. 109-132, 2012.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: E. Blucher, 2008.
CARVALHO, Vânia Carneiro de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, 1870-1920. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2008.
CIRCULA FOTOS. Tour virtual: Conheça o Palácio Cruz e Souza em tour virtual 360º. In: FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: <http://www.360mix.us/mhsc/ >. Acesso em:23 jan.2018.
COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2002.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, J. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, S. A. de Ediciones, 1995.
FERNANDES, Wolney. Atlas de imagens e seus intervalos. Uma constelação de conceitos flutuantes. Revista Digital do LAV - Santa Maria - v. 7, n.2, p. 144-155, maio/ago. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/15115 >. Acesso em: 04 set. 2017.
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA. Museu Histórico de Santa Catarina- MHSC (site). Disponível em: <http://www.fcc.sc.gov.br/mhsc/index.php>. Acesso em: 15 dez.2017.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
ILLERIS, Helene; ARVEDSEN, Karsten. Fenômenos e Eventos Visuais: algumas reflexões sobre currículo e pedagogia da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Culturas das Imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 283-309.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: uma contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC-Rio, 2006.
LEITE, Maria Isabel. Museus de arte: espaços de educação e cultura. In: LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005. p.19- 54.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2009.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pesquisa narrativa: concepções, práticas e indagações. In: Anais do II Congresso de Educação, Arte e Cultura -CEAC. Santa Maria: 2009. p. 1-12.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. [S.l.]: Editora Melhoramentos, 2018. Disponível em: <http://michaelis.uol.com.br/>. Acesso em: 21 jan. 2018.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v.10, p.7-28, dez. 1993.
PERROT, Michelle. Maneiras de morar. In:_____. História da vida privada. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras: 1991.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. 23 ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS. Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico: Palácio Cruz e Sousa. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/turismo/index.php?cms=palacio+cruz+e+sousa>. Acesso em: 22 jan. 2018.
ROSA, Aline Nunes da. Sobre mudar de paisagens, sobre mirar com outros olhos: narrativas a partir de deslocamentos territoriais. 2015. Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais (FAV) , Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Goiânia, 2015, 284 f. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4785 >. Acesso em:26 jan.2018.
SANT’ANNA, Mara Rubia. Álbuns de família, uma experiência pedagógica e de investigação histórica de Moda. Anos 90, Porto Alegre, v. 17, n. 32, p. 249-282, dez. 2010.
SILVA, Augusto da. O governo da Ilha de Santa Catarina e sua terra firme: território, administração e sociedade (1738-1807). 2007. 299 p. Tese (Doutor em História, Programa de Pós-Graduação em História Econômica) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, Gilda de Mello. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.