Colonização da subjetividade e neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92906

Palavras-chave:

Colonización. Obediencia. Subjetividad. Neoliberalismo.

Resumo

Neste artigo vou desenvolver um resumo das duas categorias "Colonização da subjetividade" e "Obediência inconsciente" estabelecidas em "Colonização da subjetividade: meios de comunicação de massa na era do biomercado" e em "Mentir e colonizar: obediência inconsciente na subjetividade neoliberal" respectivamente, ambos livros de minha autoria. Essas categorias caracterizaram a subjetividade neoliberal e se referem ao biopoder da mídia, da educação e da saúde mental como dispositivos de controle e disciplinamento neoliberal.

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Biografia do Autor

Nora Merlin, Universidad de Buenos Aires — UBA, Buenos Aires

Psicanalista, professora e pesquisadora da Universidad de Buenos Aires – UBA. Mestre em Ciências Políticas. Autora dos libros Populismo y Psicoanálisis (Letra Viva, 2014), Colonización de la subjetividad. medios masivos de comunicación en la época del biomercado (Letra Viva, 2017) e Mentir y colonizar: obediencia inconsciente y neoliberalismo (Letra Viva, 2019). Autora de inúmeras publicações em revistas especializadas e capítulos de livros na Argentina e no exterior.Suas pesquisas são direcionadas à articulação entre psicanálise e política, com trabalhos sobre massa e pessoas, o populismo e a representação política.

Referências

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MERLIN, Nora. Populismo y psicoanálisis. Buenos Aires: Letra Viva, 2014.

MERLIN, Nora. Colonización de la subjetividad: los medios masivos de comunicación en la época del biomercado. Buenos Aires: Letra Viva, 2017.

MERLIN, Nora. Mentir y colonizar: obediencia inconsciente en la subjetividad neoliberal. Buenos Aires: Letra Viva, 2019.

Publicado

2019-07-05

Como Citar

MERLIN, N. Colonização da subjetividade e neoliberalismo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92906. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92906. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero