Des/obediência docente na de/colonialidade da arte/educação na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.92905

Palavras-chave:

Arte/Educação. América Latina. Pensamento decolonial.

Resumo

Neste debate, interessa apresentar algumas inquietações epistemológicas acerca da Arte/Educação na América Latina a partir do pensamento decolonial, propondo a desobediência docente como uma alternativa para a decolonialidade desse campo de conhecimentos. Trata-se, portanto, de pensar a opção decolonial no debate sobre as contradições e a hegemonia eurocêntrica/ estadunidense na Arte/Educação em contextos latino-americanos.

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Biografia do Autor

Eduardo Junio Santos Moura, Universidade Estadual de Montes Claros —Unimontes, Montes Claros/MG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (doutorado Latino-americano/ FaE/ UFMG) com período sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional (UPN), sede Bogotá (Colômbia), Mestre em Educação (UnB), Especialista em História da Arte (Unimontes), Graduado em Educação Artística/ Artes Plásticas (Unimontes). Professor da Licenciatura em Artes Visuais do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Pesquisa em/sobre ensino de Arte, processos pedagógicos no ensino de Artes Visuais. Publicação em livro: Iniciação à docência: processos formativos no PIBID/ Unimontes.

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Publicado

2019-07-05

Como Citar

MOURA, E. J. S. Des/obediência docente na de/colonialidade da arte/educação na América Latina. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.92905. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/92905. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: colonialismo e questões de gênero