Desenho infantil e o Ensino de Artes Visuais: desenhando com crianças com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.92301Palavras-chave:
Desenho Infantil. Ensino das Artes Visuais. Deficiência Intelectual.Resumo
Qual a importância de saber sobre o desenvolvimento e as características do desenho na infância? Como esse desenho se desenrola diante de especificidades, como a deficiência intelectual? E como ensinar crianças com deficiência a desenhar? Este trabalho aborda questões acerca do desenho infantil, seu desenvolvimento e características, além de contar com estratégias de ensino de desenho para crianças com deficiência intelectual. Pesquisadores do desenho infantil, como Luquet (1969) e Duarte (2011), fornecem a base teórica, nesse trabalho, necessária à compreensão dessas questões. É apresentado um pequeno recorte da coleta de dados da pesquisa de doutorado, mostrando a experiência de ensino e aprendizagem de desenho com Beta, menina de 13 anos, usuária da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de uma cidade do Sul do Brasil, onde foram realizadas as atividades de desenho.Downloads
Referências
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