WorldView: Interseções Culturais em Arte Contemporânea

Autores

  • Dionne Custer Edwards Ohio State University — OSU, Ohio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89345

Palavras-chave:

Aprendizagem Global. Aprendizagem de Artes. Arte Contemporânea. Filme. Brasil.

Resumo

WorldView: Intersecções Culturais em Arte Contemporânea é um programa de aprendizagem que permite a alunos participarem em aprendizagem culturais globais através das artes. Cada ano, WorldView examina um tema novo de impacto social global e insere experiências com o trabalho de um artista contemporâneo como uma forma dos alunos acessarem e explorarem simultaneamente questões globais atuais e conceitos da arte contemporânea. Através de WorldView, alunos e educadores se engajam criativamente com questões sociais diferentes. Este artigo examinará os métodos e práticas do programa, apresentando WorldView: Brazil, uma colaboração programática do Wexner Centro das Artes. O programa WorldView: Brazil incorporou artes visuais e filmes brasileiros, centrando-se em Cruzamentos: Arte Contemporânea no Brasil (exibição), Doméstica (filme por Gabriel Mascaro), e Wasteland (filme por Lucy Walker). O programa criou uma experiência de aprendizado que integrou arte, cultura, identidade, estudos sociais, e humanidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionne Custer Edwards, Ohio State University — OSU, Ohio

Dionne Custer Edwards writes poetry, nonfiction, and hybrid forms. She is an educator at The Wexner Center for the Arts, and created Pages, a writing program where she curates writing and arts experiences for high school students and their teachers, and co-edits an anthology of teen writing and art. She has work in or forthcoming in 3Elements Review, The Seventh Wave, Stoneboat, Tahoma Literary Review, Grist, and others. She lives in Columbus, Ohio, with her husband and three sons. Find her online at lifeandwrite.com. 

Referências

BERSSON, Robert. Why Art Education Lacks Social Relevance: A Contextual Analysis. Art Education, v. 39, n. 4, p. 41–45.1986, JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/3192988.

DOMÉSTICA. Dir. Gabriel Mascaro. Perf. Flávia Santos Silva, Helena Araújo, Dilma dos Santo Souza, Lucimar Roza. FiGa Films, 2012.

GAUDELIUS, Yvonne & SPEIRS, Pegg. (Eds.) Contemporary Issues in Art Education. Upper Saddle River, NJ: Pearson. 2002.

HORRIGAN, Bill; VERNANCIO FILHO, Paulo; LANGE, Jennifer; TEJO, Christiana & STULTS, Chris. An Idea in the Hand and a Camera in the Head. In: BREMNER, A. & SHAFER, R. (Eds.), Cruzamentos: Contemporary Art in Brazil. Columbus: Wexner Center for the Arts, 2014. (pp. 153- 163)

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. New York: Cambridge University Press. 1991.

ROSENBLUM, Paula. The Popular Culture and Art Education. Art Education, v. 34, n.1, p. 8-11. doi: 10.2307/3192515. 1981.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

EDWARDS, D. C. WorldView: Interseções Culturais em Arte Contemporânea. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.89345. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89345. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos