O que pode ser aprendido sobre alfabetização artística através da dança? Um ensaio especulativo

Autores

  • Kimber Andrews University of Cincinnati – UC/Ohio
  • Flavia Bastos University of Cincinnati – UC/Ohio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89344

Palavras-chave:

Reflexividade. Alfabetização em dança. Aprendizagem com o corpo. Pedagogia especulativa.

Resumo

Neste ensaio visual, discutimos a Dança na Cidade, um curso que examina as múltiplas dimensões, contextos e propósitos da dança através de uma pedagogia inovadora. Com base em nossa pesquisa e prática como educadores de dança e artes visuais, desenvolvemos nosso curso e suas experiências de aprendizagem em torno de uma noção de alfabetização em dança, na qual interpretar e criar dança / movimento são considerados atos complementares, que ocorrem dentro de um contexto sociocultural. Nossa visão era desenvolver um curso que explorasse o amplo contexto da dança para criar uma oportunidade rara para os alunos se engajarem com uma forma de arte que costuma ser amplamente ignorada no ensino superior. Do nosso ponto de vista especulativo sobre a pedagogia da dança, demonstramos como a trajetória especulativa de cada aluno em nosso curso pode levar a imaginar e incorporar futuros e diferentes maneiras de conhecer a arte, a dança e o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kimber Andrews, University of Cincinnati – UC/Ohio

Ph.D., spent her early career as a professional dancer, choreographer and dance educator and continues to explore embodiment as it relates to education and arts-based research methodologies. Her work rests at the intersection of many fields including documentary filmmaking, dance, and aesthetic education. She is currently an Assistant Director at the Center for the Enhancement for Teaching and Learning and teaches courses at the University of Cincinnati.

Flavia Bastos, University of Cincinnati – UC/Ohio

Ph.D. is professor in Visual Arts Education, in the School of Art, University of Cincinnati. She also directs the Art Futures Program, a community- based initiative that prepares local youth through the process of socially engaged art to consider professional careers and college. She is past senior editor of the Journal of Art Education and has published and lectured extensively in the United States and other countries such as such as South Africa, Brazil, Chile, Indonesia, Spain, and Portugal.

Referências

BOLT, B. Art beyond representation: The performative power of the image. London: Tauris, 2004.

DILS, A. Moving into dance: Appreciation as dance literacy. In L. Bresler (Ed.). International handbook of research in arts education. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2007. p. 569-580.

ROSS, J. The instructable body: Student bodies from classrooms to prison. In L. Bresler (Ed.), Knowing bodies, moving minds: Towards embodied teaching and learning. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 169-181.

STINSON, S. W. My body/myself: Lessons from dance education. In L. Bresler (Ed.), Knowing bodies, moving minds: Towards embodied teaching and learning. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2004. p. 153-167.

THORP, M. Correlating theory and practice in fine art research: Understanding practice as research; seminars for first year PhD students. Journal of Visual Art Practice, 15(1), 2016. p.4-9.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

ANDREWS, K.; BASTOS, F. O que pode ser aprendido sobre alfabetização artística através da dança? Um ensaio especulativo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.89344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89344. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos