Uma parceria de tempo e profundidade: conexões entre a Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos

Autores

  • Karen Hutzel University of Cincinnati – UC/Ohio

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89343

Palavras-chave:

Parcerias acadêmicas. Colaboração internacional. Educação Artística caribenha. Pós-graduação. Intercâmbio internacional.

Resumo

Este artigo apresenta uma narrativa pessoal do meu engajamento crítico no desenvolvimento de uma parceria internacional entre duas instituições de ensino superior, que resultou no aprimoramento da Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos, ampliou o entendimento das identidades culturais de cada país e entre os dois países. Neste artigo, se sugere que o tempo viabiliza a profundidade de um relacionamento colaborativo entre países e tem um impacto significativo no aprendizado e no crescimento dos indivíduos envolvidos. A Faculdade Edna Manley de Artes Dramáticas e Visuais em Kingston, na Jamaica, é a principal faculdade de artes de língua inglesa no Caribe e mantém uma parceria de quinze anos com o Departamento de Educação Artística da Universidade do Estado de Ohio. Estudantes da Jamaica completaram seus doutorados na Universidade do Estado de Ohio desde 1980. Este relacionamento foi se transformado em uma parceria que levou ao desenvolvimento de um programa de mestrado on-line em Educação Artística para professores de arte na Jamaica e eventualmente a um programa de estudo no exterior para os estudantes da Universidade do Estado de Ohio viajarem para Kingston. Compartilhar o conhecimento entre estes dois países através de várias perspectivas socioculturais permitiu aos participantes complexificarem as noções a respeito de cada país e, portanto, criou oportunidades para refletirem sobre suas próprias identidades culturais, realidades e limitações como artistas e educadores de arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Hutzel, University of Cincinnati – UC/Ohio

Dr.Hutzelis Associate Professor and Department Chair of the Department of Arts Administration, Education and Policy and Interim Department Chair of the Department of Art at The Ohio State University; World Councilor for the International Society for Education through Art; and Fulbright Alumnus with Edna Manley College of Visual and Performing Arts in Kingston, Jamaica. Dr. Hutzel is Past Co-Editor of the Journal of Cultural Research in Art Education and has received many awards recognizing her community engaged scholarship and teaching excellence. She has published and presented nationally and internationally and has co-edited the book, Transforming City Schools through Art: Approaches to Meaningful K-12 Learning (HUTZEL, BASTOS & COSIER, 2012).

Referências

BERGER, J. Ways of Seeing. London: British Broadcasting Corporation and Penguin Books, 1972.

BOLLAND, O. Nigel. Struggles for Freedom: Essays on Slavery, Colonialism, and Culture in the Caribbean and Central America. Belize City: The Angelus Press and Kingston: Ian Randle Publishers, 1997.

HILL, P. T. P. A Case Study Exploring the Development of the Jamaica Masters On-Line. (Doctoral dissertation). The Ohio State University, 2006.

HUTZEL, K. & SCOTT, N. Art education online: Possibilities for multicultural art education through international collaboration. International Journal of Arts Education, 9(1), 2011. p. 20-56.

JENKS, C. Visual Culture. New York: Routledge, 1995.

NETTLEFORD, R. Mirror, Mirror: Identity, Race and Protest in Jamaica. Kingston, Jamaica: LMH Publishing Limited, 1972; 1998.

NETTLEFORD, Rex M. Caribbean cultural identity: The case of Jamaica: An essay in cultural dynamics. Kingston, Jamaica: Institute of Jamaica, 2003.

NETTLEFORD, Rex. Inward Stretch Outward Reach: A Voice from the Caribbean. London: The Macmillan Press Ltd., 1993.

THOMAS, D. A. Modern blackness: nationalism, globalization, and the politics of culture in Jamaica. Durham, NC: Duke University Press Books, 2004.

URRY, J. & LARSEN, J. The Tourist Gaze 3.0. London: Sage Publications, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

HUTZEL, K. Uma parceria de tempo e profundidade: conexões entre a Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.89343. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89343. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos