Uma parceria de tempo e profundidade: conexões entre a Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.89343Palavras-chave:
Parcerias acadêmicas. Colaboração internacional. Educação Artística caribenha. Pós-graduação. Intercâmbio internacional.Resumo
Este artigo apresenta uma narrativa pessoal do meu engajamento crítico no desenvolvimento de uma parceria internacional entre duas instituições de ensino superior, que resultou no aprimoramento da Educação Artística na Jamaica e nos Estados Unidos, ampliou o entendimento das identidades culturais de cada país e entre os dois países. Neste artigo, se sugere que o tempo viabiliza a profundidade de um relacionamento colaborativo entre países e tem um impacto significativo no aprendizado e no crescimento dos indivíduos envolvidos. A Faculdade Edna Manley de Artes Dramáticas e Visuais em Kingston, na Jamaica, é a principal faculdade de artes de língua inglesa no Caribe e mantém uma parceria de quinze anos com o Departamento de Educação Artística da Universidade do Estado de Ohio. Estudantes da Jamaica completaram seus doutorados na Universidade do Estado de Ohio desde 1980. Este relacionamento foi se transformado em uma parceria que levou ao desenvolvimento de um programa de mestrado on-line em Educação Artística para professores de arte na Jamaica e eventualmente a um programa de estudo no exterior para os estudantes da Universidade do Estado de Ohio viajarem para Kingston. Compartilhar o conhecimento entre estes dois países através de várias perspectivas socioculturais permitiu aos participantes complexificarem as noções a respeito de cada país e, portanto, criou oportunidades para refletirem sobre suas próprias identidades culturais, realidades e limitações como artistas e educadores de arte.
Downloads
Referências
BERGER, J. Ways of Seeing. London: British Broadcasting Corporation and Penguin Books, 1972.
BOLLAND, O. Nigel. Struggles for Freedom: Essays on Slavery, Colonialism, and Culture in the Caribbean and Central America. Belize City: The Angelus Press and Kingston: Ian Randle Publishers, 1997.
HILL, P. T. P. A Case Study Exploring the Development of the Jamaica Masters On-Line. (Doctoral dissertation). The Ohio State University, 2006.
HUTZEL, K. & SCOTT, N. Art education online: Possibilities for multicultural art education through international collaboration. International Journal of Arts Education, 9(1), 2011. p. 20-56.
JENKS, C. Visual Culture. New York: Routledge, 1995.
NETTLEFORD, R. Mirror, Mirror: Identity, Race and Protest in Jamaica. Kingston, Jamaica: LMH Publishing Limited, 1972; 1998.
NETTLEFORD, Rex M. Caribbean cultural identity: The case of Jamaica: An essay in cultural dynamics. Kingston, Jamaica: Institute of Jamaica, 2003.
NETTLEFORD, Rex. Inward Stretch Outward Reach: A Voice from the Caribbean. London: The Macmillan Press Ltd., 1993.
THOMAS, D. A. Modern blackness: nationalism, globalization, and the politics of culture in Jamaica. Durham, NC: Duke University Press Books, 2004.
URRY, J. & LARSEN, J. The Tourist Gaze 3.0. London: Sage Publications, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.