Artes visuais e design de interiores: iconografia e o conceito de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.89167

Palavras-chave:

Artes visuais. Design de interiores. Conceito de projeto. Análise pré-iconográfica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das artes visuais no desenvolvimento do conceito de projeto nas disciplinas do eixo central do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal da Paraíba — CSTDI/IFPB a partir da análise do processo de um minicurso experimental desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em 2017, avaliando a utilização dos elementos da linguagem visual aplicados ao conceito de projeto para design de interiores. O problema de pesquisa é: os elementos da linguagem visual proporcionam o aprofundamento da compreensão do conceito de projeto de design de interiores nas disciplinas do eixo central do Curso de Graduação em Design de interiores do IFPB? Os resultados mostraram que a análise por meio da descrição pré-iconográfica (PANOFSKY, 1986) pode ser uma ferramenta para a compreensão do conceito de projeto de design de interiores no contexto analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aarão Pereira de Araújo Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, João Pessoa/PB

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e pós-doutorado em Artes Visuais pelo PPGAV-UFPB/UFPE. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Tem experiência nas áreas de Desenho Industrial, Ergonomia e Educação, atuando principalmente com antropometria, acessibilidade, design do produto e processos de ensino e aprendizagem.

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba — UFPB, João Pessoa/PB

Artista visual, curador e professor/pesquisador em artes visuais. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN); Mestre em História (PPGH UFPB). Realizou Estágio Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal e na Universidad de Granada - Espanha; Especialista em Educação Especial (CE UFPB); Licenciado em Educação Artística – Artes Plásticas (UFPB) e Pós-doutor pelo PGEHA MAC USP. Docente/Pesquisador no Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE – Atual Coordenador) e de Computação, Comunicação e Arte (PPGCCA UFPB). Membro da ABCA, da ANPAP e da FAEB.

Referências

ARAUJO JUNIOR, Aarão Pereira de. Panorama da expressão gráfica: o ensino integrado em um ambiente sociointeracionista. João Pessoa: IFPB, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. Brasília, 2016.

COSTA, Robson Xavier. Ensino de artes visuais: autorreflexão sobre o ato de educar. In: CARVALHO, Lívia Marques; SILVA, Maria Betânia e; COSTA, Robson Xavier. (Orgs.). Tessituras: experiências e vivências em artes visuais. João Pessoa. UFPB, 2015. p. 165-180.

COSTA, Roberta Xavier da; NASCIMENTO JÚNIOR, José Batista do; ANDRADE, Naiade. A experiência do atelier de Plástica no processo de ensino e aprendizagem para a formação do Designer de Interiores. In: CARVALHO, Lívia Marques; SILVA, Maria Betânia e; COSTA, Robson Xavier. (Orgs.). Tessituras: experiências e vivências em artes visuais. João Pessoa: UFPB, 2015.

GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

HIGGINS, Ian. Planejar espaços para o design de interiores. Barcelona: Gustavo Gili, 2015.

IFPB. Plano Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores (PPC/CSTDI). João Pessoa: IFPB, 2015.

MEIRA, Flora. Entrevista concedida a Aarão Pereira de Araújo Júnior por e-mail. João Pessoa/PB, 18 de junho de 2017.

OLIVEIRA, Jô; GARCEZ, Lucília. Explicando a arte: uma iniciação para entender e explicar as artes visuais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e iconologia: uma introdução ao estudo da arte da Renascença. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e Jacó Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 47-87.

PIÑÓN, Helio. Teoria do projeto. Tradução de Edson Mahfuz. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006.

PMBOK - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide). Project Management Institute, Inc., 2008. Disponível em: https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards. Acesso em: 17 mar. 2018.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1989.

VALLE, André Bittencourt do et al. Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2007

Downloads

Publicado

2020-07-17

Como Citar

ARAÚJO JÚNIOR, A. P. de; COSTA, R. X. da. Artes visuais e design de interiores: iconografia e o conceito de projeto. Revista GEARTE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2357-9854.89167. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/89167. Acesso em: 8 fev. 2023.

Edição

Seção

Ensino das Artes Visuais e do Design: abordagens transdisciplinares