O jeito de ser. Arte como um caminho

Autores

  • Mónica D. Sánchez Aranegui Universidad Complutense – UC, Madrid

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88319

Palavras-chave:

Desenvolvimento do ser. Criatividade. Emoção. Arte. Educação artística. Inteligência emocional.

Resumo

Vivemos num mundo em constante mudança, sem um guia que nos ajude a elaborar adequadamente toda a informação visual que consumimos ao longo do dia. Parar para refletir sobre o que vemos nos leva à construção do pensamento a partir da reflexão e integração. Da imagem à emoção, da emoção ao pensamento. Abandonar o estado passivo, deixando de relegar o ser a um segundo plano, no sentido de manifestar nossa própria essência como um caminho de descoberta e de própria evolução, para aprender, no sentido amplo da palavra, ao mesmo tempo que nos permita desaprender. Avançar, em todo caso, no processo de construção de nosso pensamento, dos valores que articulam nossos fundamentos como pessoas. Aquilo que é fundamental, que nos descreve e nos define, que nos faz ser como somos e não de outro modo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica D. Sánchez Aranegui, Universidad Complutense – UC, Madrid

Doutora em Criatividade Aplicada pela Universidad Complutense de Madrid (UCM, 2014). Mestre em Fotografia Criativa e Documentária pela Escola de Fotografia e Centro de Imagem (EFTI, 2007). Licenciada em Psicologia. Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED, 2005).

Referências

BACHELARD, G. La poética del espacio. México: Fondo de cultura económica, 2005.

BREA, J.L. Las tres eras de la imagen. Madrid: Akal, 2010.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad. El fluir y la psicología del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós, 1998.

DAVIDSON, R.; BEGLEY, S. El perfil emocional de tu cerebro. Barcelona: Destino, 2012.

ELLIS, A.; MACLAREN, C. Las relaciones con los demás. Barcelona: Océano, 2014.

GARDNER, H. Estructuras de la mente. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.

GOLEMAN, D. El cerebro y la inteligencia emocional. Barcelona: Ediciones B., S.A., 2012.

GOLEMAN, D. Liderazgo. El poder de la inteligencia emocional. Barcelona: Ediciones B, 2013.

GUILLÉN, J. Enseñar menos y aprender más: actividad cerebral del alumno durante la tradicional clase magistral, 2015. Disponível em: http:://escuelaconcerebro.wordpress.com/2015/08/17/ensenarmenos-y-aprender-mas-actividad-cerebral-del-alumno-durante-la-tradicional-clase-magistral. Acesso em: 11 dez. 2018.

MARINA, J.A. Despertad al diplodocus. Una conspiración educativa para transformar la escuela… Y todo lo demás. Barcelona: Ed. Ariel, 2015.

MASLOW, A. La personalidad creadora. Barcelona: Kairós, 2008.

ROBINSON, K. Busca tu elemento. Aprender a ser creativo individual y colectivamente. Barcelona: Empresa activa, 2012.

ROGERS, C. El proceso de convertirse en persona. Barcelona: Paidós ibérica, 1996.

SALOVEY, P.; MAYER, J. Emotional intelligence. In: Imagination, Cognition and Personality 9, no. 3, March, 1990. p. 185–211.

SOMMER, D. The work of art in the world. London: Duke University Press, 2014.

TAN, C. Busca en tu interior. Mejora la productividad, la creatividad y la felicidad. Barcelona: Planeta, 2012.

TIERNO, B. Optimismo vital. Barcelona:Temas de hoy, 2008.

VVAA. A Wearable sensor for Unobtruvise, Long'Term Assessment of Electrodermal Activity, IEEE TRANSACTIONS ON BIOMEDICAL ENGINEERING, VOL. 57, NO. 5, May, 2010.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

SÁNCHEZ ARANEGUI, M. D. O jeito de ser. Arte como um caminho. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.88319. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88319. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos