GEARTE: uma experiência de transformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.88106

Palavras-chave:

Educação e arte. Dimensão poética. Pesquisa em Ciências Humanas. GEARTE.

Resumo

O ensaio apresenta um exercício de escrita em torno da experiência de pesquisar como transformação existencial ao compartilhar uma experiência formativa como professora de artes plásticas e pesquisadora no campo educacional das artes e das infâncias, a partir do estudo da dimensão poética da linguagem desencadeado nos anos 90 no Grupo de Pesquisa Educação e Arte - GEARTE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul — UNISC, Santa Cruz do Sul/RS

Doutora em Educação, professora do Departamento de Educação da UNISC e coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC.

Referências

BACHELARD, G. Fragmentos de uma poética do fogo. Organização e notas Suzanne Bachelard. São Paulo: Brasiliense, 1990.

BÁRCENA, Fernando. El alma del lector. La educación como gesto literario. Bogotá D.C., Colombia, Babel Libros, 2012.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2001.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas, SP: Papirus, 2012.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? e outras intervenções. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DERDYK, Edith. Linha de costura. Belo Horizonte: C/Arte, 2010.

GALIMBERTI, Umberto. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica. Tradução José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 2006.

HABERMAS, Jürgen. A nova intransparência: a crise do Estado de bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, n. 18, p. 103-114, set. 1987.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de. A alegria do corpo-espírito saudável: ritos de aprendizagem guarani. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – PPGEdu/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; RICHTER, Sandra R.S.; SILVEIRA, Viviane Fernandes. Nhandereko Kue Kyringüe’í Reko Rã. Nossa história para as crianças. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2015.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; RICHTER, Sandra R.S. Infância e educação guarani: para não esquecer a palavra. Tellus (UCDB), v. 26, p. 101-118, 2014.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de. Educação mito-dança-rito: as razões dialógicas do conhecer guarani. Currículo sem Fronteiras, 1, v. 10, 147-159, jan./jun. 2010.

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; RICHTER, Sandra R. S.; PINHO, Ana Maria de. Mito, Simbolismo, espiritualidade e vivência na Educação Guarani: contribuições para outro pensamento educacional. Educação, Sociedade & Culturas, pp. 47 – 63, junho 2018, Porto, Edições Afrontamento/CIIE.

MESCHONNIC, Henri. Célébration de la poésie. Paris: Verdier, 2001.

NANCY, Jean-Luc. Demanda. Literatura e filosofia. Florianópolis: Ed. UFSC; Chapecó: Argos, 2016.

NANCY, Jean-Luc. El arte hoy. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.

NANCY, Jean-Luc. Fazer a poesia. ALEA: Rio de Janeiro. Jul-dez, vol. 15/2, p. 414-422, 2013.

RAMOS do Ó, Jorge; COSTA, Marisa Vorraber. Desafios à escola contemporânea: um diálogo. Educação & Realidade, v. 32, n. 2, p. 109-116, jul. dez. 2007.

RIBAULT, Patricia. Du toucher au geste technique : la «technè des corps». Appareil [En ligne]. Revue de la MSH Paris Nord (CNRS, Paris 8 & Paris 13), 8, 2011, (sous la dir. de Ph. Roy): Le Geste. Disponível em: http://journals.openedition.org/appareil/1315 Acesso em 21 de abril 2018.

RICHTER, Sandra R. S. Jogar e brincar: potência do inútil. Revista Pátio Educação Infantil, v. 15, n. 50, jan./mar. 2017.

RICHTER, Sandra R.S. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Revista Crítica Educativa, v. 2, n. 2, 2016a, p. 90-106, Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas.

RICHTER, Sandra R.S. Docência e formação cultural. v. 2, p. 13-54. In: BRASIL. Coordenação Geral de Educação Infantil. BAPTISTA, M. C.; NEVES, V. F. A. (Org.); NUNES, M. F. R. (Org.); BARRETO, A. S. (Org.); CORSINO, P. (Org.); COELHO, Rita de Cássia Freitas (Org.). Leitura e escrita na Educação Infantil (10 volumes). 1. ed. Brasilia: MEC/SEB, 2016b. 10 v.

RICHTER, Sandra R.S; BERLE, S. Pedagogia como gesto poético de linguagem. Educação e Realidade, v. 40, p. 1027-1043, 2015.

RICHTER, Sandra R. S. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. Tese (Doutorado em Educação) – PPGEdu/UFRGS, Porto Alegre, 2005.

RICHTER, Sandra R. S. Criança e pintura: ação e paixão do conhecer. Porto Alegre, RS: Mediação, 2004.

SKLIAR, C. De ausencias y, también, de presencias. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (coord.). Entre pedagogía y literatura. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2005, p. 187-199.

UNGER, Nancy Mangabeira. A desertificação do homem contemporâneo. Linhas Críticas, Brasília, v. 7, n. 13, jul/dez. 2001, p. 175-182.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Como Citar

RICHTER, S. R. S. GEARTE: uma experiência de transformação. Revista GEARTE, [S. l.], v. 6, 2019. DOI: 10.22456/2357-9854.88106. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/88106. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Diálogos entre Educação e Arte: GEARTE 21 anos