Ensino de arte na perspectiva da Somaestética

Autores

  • Luciana Mourão Arslan Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia/MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.86517

Palavras-chave:

Corpo. Soma. Somaestética. Ensino de arte. Experiência estética.

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de metodologia de Ensino de Arte de Artes Visuais que considera como fundamental os aspectos somáticos (corporais). Esta proposta, a Somaestética, retoma a ideia da Estética como ciência dedicada às dimensões sensoriais e atualiza a concepção de "experiência" de Dewey(1859-1952).A reflexão sobre a experiência estética, a partir da perspectiva da Somaestética, propicia que estudantes e professores valorizem opções culturais e artísticas mais amplas - considerando as experiências estéticas mais próximas da vida cotidiana e que se relacionam com prazeres corporais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mourão Arslan, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia/MG

Na Universidade Federal de Uberlândia é professora no programa de graduação em Artes Visuais e graduanda em Dança-bacharelado. Tem vários livros publicados, incluindo uma obra didática aprovada no PNLD. Concluiu em 2015 pesquisa pós-doutoral no Center for Body, Mind and Culture na Florida Atlantic University - FAU, Estados Unidos, (com bolsa da CAPES) e realizou estágio na Universitat de Barcelona (com bolsa Santander) durante seu doutorado. Desenvolveu o projeto de pesquisa e extensão Yoga no Museu (com apoio FAPEMIG) e atualmente desenvolve Yoga no Santa.

Referências

ARSLAN, L.M. Formação e trabalho em artes visuais: a sobrevivência do artista. In: ARSLAN, L.M.; Melo, R.M (org). Artes visuais e educação: ensino e formação. Uberlândia: EDUFU, 2007.

PAREYSON, L. Estética: Teoria da formatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

SHINER, L. La invención del arte: una historia cultural. Madrid: Paidós, 2001.

SHUSTERMAN, R. Arte e Religião. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo e Filosofia Americana da ANPOF. Ano 3, Número 3, 2012. Disponível em: <http://www.gtpragmatismo.com.br/redescricoes/edicao1_2012.html>. Acesso em: 19 dez. 2018.

SHUSTERMAN, R. The invention of Pragmatist Aesthetics: Genealogical Reflections on a notion and a name. In: MALECKI, W. Practicing Pragmatist aesthetics: critical Perspectives on the Arts. Amsterdam-New York: Editions Rodopi B.V, 2014.

SHUSTERMAN, R. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

SHUSTERMAN, Richard. Performing life: aesthetic alternatives for the ends of art. New York: Cornell University Press, 2000.

SHUSTERMAN, Richard. The MWS Podcast 67: Richard Shusterman on Somaesthetics and the Middle Way. The Middle Way Society, 2015. Podcast. 01:07:56. Disponível em: <http://www.middlewaysociety.org/the-mws-podcast-67-richard-shusterman-on-somaesthetics-and-the-middle-way/>. Acesso em: 11 nov. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

ARSLAN, L. M. Ensino de arte na perspectiva da Somaestética. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.86517. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/86517. Acesso em: 29 nov. 2022.