Bricolagens entre Cultura Visual e Pedagogias Culturais – possibilidades para o ensino de Artes Visuais

Autores

  • Jéssica Maria Freisleben Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria/RS
  • Ana Lúcia Louro Hettwer Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.86322

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais. Cultura Visual. Pedagogias Culturais. Bricolagens.

Resumo

Este texto destaca possibilidades para o ensino de Artes Visuais, a partir de bricolagens com a Cultura Visual e Pedagogias Culturais, campos de estudos que vem crescendo do Brasil, nas últimas décadas. Apresentam-se como possibilidades profícuas pelo protagonismo estudantil e preocupação com as imagens e artefatos culturais, tão presentes na contemporaneidade. Configura-se como um recorte da pesquisa de mestrado. Têm-se como objetivo sinalizar as possibilidades de problematizações de ambos os campos, entendendo-as como potentes aliados ao ensino de Artes Visuais. A partir dos escritos de Hernández (2000, 2007); Cunha (2010, 2012); Martins (2006); Steinberg e Kincheloe (2001, 2004); Tavin e Anderson (2010); se faz uma revisão bibliográfica e destaca-se possibilidades para um ensino de Artes Visuais aliado às demandas da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Freisleben, Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria/RS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na Linha de Pesquisa LP4 - Educação e Artes (2016-2018). Licenciada em Artes Visuais-Licenciatura Plena em Desenho e Plástica/UFSM(2012-2016). Atuou como bolsista PIBID- Programa Institucional Bolsas de Iniciação à Docência em Artes Visuais. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e suas I/Mediações e do Ateliê de Pintura 1336 (2012-2016). Integrante do projeto de Extensão: e " Arte Contemporânea e Educação da Cultura Visual: Pedagogias na Alfabetização Infantil". Membro do Coletivo de artistas "Capella". Integrante do Lavi/m - Laboratório Artes Visuais e I/mediações (2017-).

Ana Lúcia Louro Hettwer, Universidade Federal de Santa Maria — UFSM, Santa Maria/RS

Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de si, educação musical, formação de professores, identidades profissionais e cursos superiores de música. É membro das associações ISME, ABEM, ANPPOM, ANPED, BIOGraph.

Referências

ANDRADE, Paula Deporte. Pedagogias Culturais: uma cartografia das (re)invenções do conceito. Porto Alegre: UFRGS, 2016. (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Cultura Visual e Infância. In: REUNIÃO DA ANPED, 31, 2008, Caxambu: 31ª Reunião Anual da ANPED – Caxambu, 2008.p. 102-132.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade. In: MARTINS, Raimundo. TOURINHO, Irene (Orgs.) Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 99-124.

DALLA VALLE, Lutiere. (2016) Provocações, (des)continuidades, desfechos: potência edu(vo)cativa das imagens fílmicas na formação docente. Revista da Fundarte, Montenegro, n. 32, p.52-94, 2016.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIROUX, Henry. A disneyzação da cultura infantil. In: Silva, Tomaz T.; MOREIRA, Antônio F. (Orgs). Território contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional. Trad. de Ana Duarte. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. La cultura visual como estrategia que posibilita aprender a partir de estabelecer relaciones. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 14, n. 2, jul./dez. 2012.

KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p.104-131.

MARTINS, Raimundo. Por que e como falamos da cultura visual? Goiás, VISUALIDADES- FAVIUFG, 2006. p. 63-79.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Circunstâncias e ingerências da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011. p. 51-68.

NUNES, Aline B.; MARTINS, Raimundo. (2014) Um convite para “educar”/pensar infâncias líquidas. In: MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima. (Orgs). Cultura Visual e Ensino de Arte: concepções e práticas em diálogo. Pelotas: Editora UFPel, 2014.

SALBEGO, Juliana. Atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

TAVIN, Kevin; ANDERSON, David. A cultura visual nas aulas de arte no ensino fundamental: uma desconstrução da Disney. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura Visual e Infância: quando as imagens invadem a escola... Santa Maria: Editora da UFSM, 2010, p. 57-69.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

FREISLEBEN, J. M.; HETTWER, A. L. L. Bricolagens entre Cultura Visual e Pedagogias Culturais – possibilidades para o ensino de Artes Visuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.86322. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/86322. Acesso em: 5 out. 2022.