Docência em Arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte?

Autores

  • Lucia Gouvêa Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG
  • Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.83234

Palavras-chave:

Ensino/Aprendizagem em Arte. Reformas curriculares. Base Nacional Comum Curricular – Arte.

Resumo

Neste texto são feitas reflexões sobre a conjuntura das políticas públicas que incidem no processo das reformas curriculares que afetam o ensino/aprendizagem, a formação docente e o consequente exercício/atuação no componente curricular Arte. São discutidos os possíveis entraves na implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - Arte para Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2017, e as interpretações que surgem sobre a BNCC – Arte para o Ensino Médio em 2018 (em fase de discussão), com ênfase para as Artes Visuais. As constantes mudanças e a velocidade com que entram em vigor sem que se tenha discussão consistente ou sejam explicitadas as razões para tal, com transparência, deixa perplexos os especialistas da área de Artes, bem como quem atua no ensino/aprendizagem em Artes Visuais no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Lucia Gouvêa Pimentel, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte/MG

Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG e Conselheira do Instituto Arte das Américas. Bacharel e Licenciada em Artes Visuais (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Artes (USP). É líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq), Editora da Revista CLEA, Coordenadora da Coleção Arte&Ensino da Editora C/ARTE e membro de AMARTE, FAEB, ANPAP, CLEA e InSEA. Foi Coordenadora Adjunta da área de Artes – Mestrado Profissional na CAPES.

Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães, Universidade Federal do Pará – UFPA, Belém/PA, Brasil

Doutoranda em Artes - Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – Linha de Pesquisa Artes e Experiências Interartes na Educação. Mestre em Educação pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Licenciada em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas, Professora Adjunta da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação ICED/UFPA. Membro da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB).

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

PIMENTEL, L. G.; MAGALHÃES, A. D. T. V. Docência em Arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte?. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.83234. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83234. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais