Semiótica e ensino de artes visuais

Autores

  • Rejane Reckziegel Ledur Universidade Luterana do Brasil — ULBRA, Canoas/RS
  • Ruth Rejane Perleberg Lerm Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense —IFSul/Campus Pelotas, Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.82456

Resumo

Apresentação da seção temática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Reckziegel Ledur, Universidade Luterana do Brasil — ULBRA, Canoas/RS

É licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Atualmente é professora adjunta do Curso de Artes Visuais e Pedagogia (EAD) da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas e professora da Rede Municipal de Canoas/RS, atuando como assessora pedagógica na Secretaria de Educação. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase no ensino de Artes Visuais e na formação continuada de professores, atuando principalmente nos temas: arte e educação, ensino de arte, produção de sentido, formação de professores e arte contemporânea.

Ruth Rejane Perleberg Lerm, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense —IFSul/Campus Pelotas, Pelotas/RS

Doutora em Educação (2017) e Mestre em Educação (2010) pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Arte-Educação (1992) e Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas (1989) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas, atua no Bacharelado em Design e nos cursos técnicos de Comunicação Visual e Design de Interiores. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE). Sua pesquisa está voltada para o estudo de textos verbovisuais tendo como aporte teórico a Semiótica Discursiva.

Referências

BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura: o conhecimento de artes visuais em nova chave. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2008. (Tese de Doutorado)

BON, Gabriela. Discursos e práticas de mediação em espaços museais no Brasil e na Espanha: Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Museu Del prado e Espacio Fundación Telefónica. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2016. (Tese de Doutorado)

COSSA, Lourenço Eugénio. Processo de significação dos conhecimentos e corte no ensino em Moçambique. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2013. (Tese de Doutorado)

EVALTE, Tatiana Telch. Para entender o livro-brinquedo: arte e literatura na infância. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2014. (Dissertação de Mestrado)

FRANÇOIS, Marlene Ramires. Ciranda de Arte: Leitura de textos/obras tridimensionais da artista Katsuko Nakano. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2006. (Tese de Doutorado)

LANDOWSKI, Eric. O círculo semiótico de Greimas. In: Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estações das Letras e Cores, 2017.

LEDUR, Rejane Reckziegel. Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte: a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2013. (Tese de Doutorado)

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Leitura de textos sincréticos verbovisuais: relações entre linguagens em (fan)zines brasileiros. FACED/UFRGS, 2017. (Tese de Doutorado)

LERM, Ruth Rejane Perleberg. Leitura de textos sincréticos: relações entre o verbal e o não-verbal em Diário de Bordo de José Bessa. FACED/UFRGS, 2010. (Dissertação de Mestrado)

NUNES, Marília Forgearini. Leitura mediada do livro de imagem no ensino fundamental: letramento visual, interação e sentido. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2013. (Tese de Doutorado)

PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Arte na educação da infância: saberes e práticas da dimensão estética. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2013. (Tese de Doutorado)

POZZI, Marion Diverio Faria. Apreensão de sentidos em vídeos contemporâneos: contribuições teórico-metodológicos da semiótica à leitura de recursos de aprendizagem audiovisuais. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 2013. (Tese de Doutorado)

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

LEDUR, R. R.; LERM, R. R. P. Semiótica e ensino de artes visuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.82456. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/82456. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Ensino de Artes Visuais