Outros objetos, outras leituras: estudo das relações entre as linguagens em zines e publicações alternativas com base na semiótica discursiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.82409Palavras-chave:
Ensino da Arte. Semiótica Discursiva. Sincretismo. Fanzine. Zine.Resumo
No presente artigo apresentamos parte da Tese de Doutorado em Educação intitulada Leitura de textos sincréticos verbovisuais: relações entre linguagens em (fan)zines brasileiros, concluída no Programa de Pós-Gradução em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2017. A pesquisa teve como objetivo estudar as relações entre as linguagens em zines, publicações alternativas de mídia impressa e contou com o aporte teórico e metodológico da Semiótica Discursiva. Dentre os autores consultados, citamos as contribuições de Barros (2003), Fiorin (2004; 2009), Teixeira (2004; 2009), Greimas e Courtés (1991; 2008), Hjelmslev (1978; 2006) e Carmo Jr. (2009). A partir das análises de Acordo mal e Em branco de Hannah Uesugi e Pequeno compêndio dos fantasmas interiores, de Ale Kalko constatamos entre seus componentes relações de interdependência que, por sua vez, foram examinadas quanto a três dimensões: direção, intimidade e objetividade.
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