Um estudo a partir da semiótica visual da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.81013Palavras-chave:
Semiótica Visual. A Primeira Missa no Brasil. Victor Meirelles.Resumo
A obra que nos propomos analisar neste artigo intitula-se A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Dada a sua expressiva dimensão, é considerada uma das telas de maiores proporções da arte brasileira produzida no século XIX. Como se sabe, a história do descobrimento do Brasil é repleta de contradições, dentre as quais se encontram questões sobre o acaso e a intenção dos portugueses que aportaram no Brasil em 1500. O quadro de Meirelles também se encontra envolto em divergências se levarmos em consideração a narrativa feita por Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei de Portugal. A leitura dessa obra é trabalhada com o objetivo de apreender as categorias do plano da expressão homologáveis às categorias do conteúdo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus colaboradores, mais especificamente à vertente da semiótica visual. Tais categorias da expressão foram relacionadas com oposições encontradas no plano do conteúdo, cujo resultado aproximou-se do que, em semiótica, são denominadas relações semissimbólicas. Como as análises propostas centraram-se apenas no texto-quadro A Primeira Missa no Brasil, não houve a intenção de abordar o discurso ideológico desse quadro em oposição a outros discursos.Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Problemas de expressão: figuras do conteúdo e figuras de expressão, Anais do 1º colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1986.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Texto e Imagem, Linguagens, Porto Alegre, n.1, p.29-37, out. 1986.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 5ed. São Paulo: Ática, 2011.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 13ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FLOCH, Jean Marie. Sémiotique plastique et language publicitaire, Documents, Paris, Groupe de Recherches Sémio-linguistiques, III, n.26, 1981.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica figurativa e semiótica plástica, Significação, São Paulo, n.4, p.18-46, jul. 1984.
MARRONI, Fabiane Villela. Análise semiótica da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Vitor Meireles de Lima. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (Impresso), São Paulo, v. 1, n.1, p. 113-122, 1999.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semioses pictóricas, FACE, São Paulo, v.4, n.2, p.104-145, jul./dez. 1995.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. A dança das ordens sensoriais. In: LANDOWSKI, Eric.; DORRA Raul.; OLIVEIRA, Ana Claudia de. Semiótica, estesis, estética. São Paulo/Puebla: EDUC-UAP, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.