Um estudo a partir da semiótica visual da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles

Autores

  • Fabiane Villela Marroni Universidade Católica de Pelotas — UCPel, Pelotas/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.81013

Palavras-chave:

Semiótica Visual. A Primeira Missa no Brasil. Victor Meirelles.

Resumo

A obra que nos propomos analisar neste artigo intitula-se A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Dada a sua expressiva dimensão, é considerada uma das telas de maiores proporções da arte brasileira produzida no século XIX. Como se sabe, a história do descobrimento do Brasil é repleta de contradições, dentre as quais se encontram questões sobre o acaso e a intenção dos portugueses que aportaram no Brasil em 1500. O quadro de Meirelles também se encontra envolto em divergências se levarmos em consideração a narrativa feita por Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei de Portugal. A leitura dessa obra é trabalhada com o objetivo de apreender as categorias do plano da expressão homologáveis às categorias do conteúdo, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da semiótica discursiva de A. J. Greimas e seus colaboradores, mais especificamente à vertente da semiótica visual. Tais categorias da expressão foram relacionadas com oposições encontradas no plano do conteúdo, cujo resultado aproximou-se do que, em semiótica, são denominadas relações semissimbólicas. Como as análises propostas centraram-se apenas no texto-quadro A Primeira Missa no Brasil, não houve a intenção de abordar o discurso ideológico desse quadro em oposição a outros discursos.

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Biografia do Autor

Fabiane Villela Marroni, Universidade Católica de Pelotas — UCPel, Pelotas/RS

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1995), aperfeiçoamento em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela mesma Instituição (2008). Professora adjunta da Universidade Católica de Pelotas. Atua com temas relacionados à Semiótica Discursiva (Semiótica Visual e Semiótica Sincrética), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, atuando nas áreas de Semiótica Discursiva, principalmente vertentes relacionadas ao sincretismo de linguagens, e Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. É pesquisadora do Centro de Pesquisas Sociossemóticas da PUC-SP, desde 1998, e líder do Grupo de Pesquisa em Acervo Digital (GrAD), vinculado ao CNPq.

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

MARRONI, F. V. Um estudo a partir da semiótica visual da pintura A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles. Revista GEARTE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/2357-9854.81013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/81013. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Semiótica e Ensino de Artes Visuais