Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais: diálogos e interações

Autores

  • Marion Divério Faria Pozzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS
  • Rita Inês Petrykowski Peixe Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.79247

Resumo

Apresentação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marion Divério Faria Pozzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS

Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lotada no Departamento de Design e Expressão Gráfica. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PGEDU/UFRGS, mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROPAR/UFRGS e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura FA/UFRGS. Experiência acadêmica nas áreas de Arquitetura, Engenharias, Design Visual e Design de Produto com ênfase em linguagens sincréticas e linguagens gráficas. Experiência em pesquisa no campo da Semiótica Discursiva/ Semiótica Visual com ênfase em linguagens sincréticas e na Habitabilidade das edificações com ênfase em iluminação natural. Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS. Foi, coordenadora substituta dos cursos de Graduação em Design Visual e Design de Produto da UFRGS. Foi coordenadora adjunto do Programa de Extensão Design no Bairro: atendimento a comunidades carentes. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/ UFRGS)

Rita Inês Petrykowski Peixe, Instituto Federal de Santa Catarina — IFSC, Itajaí/SC, Brasil

Possui graduação em Educação Artística-habilitação em artes plásticas e Pedagogia-habilitação em Orientação Educacional; Especialista em arte-educação e Mestre em educação; É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Porto Alegre). Atualmente atua como professora e coordenadora de Extensão no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Campus de Itajaí. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão com ênfase em: métodos e técnicas de ensino, estudos culturais e cultura visual, ensino da arte, formação de professores, design social, economia solidária e artesania

Referências

BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (Org.) Interterritorialidade mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac; São Paulo: Edições SESC SP, 2008.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Blucher, 2010.

BUSATO, Sérgio Luiz. MARAR, João Fernando. PLÁCIDO DA SILVA, José Carlos. A participação do designer no processo comunicativo: cognição e a codificação estética das mídias. In: PASCHOARELLI, Luis Carlos; MENEZES, Marizilda dos Santos. Design: questões de pesquisa. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2010.

FREEDMAN, Kerry. Enseñar la cultura visual: currículum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro, 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando. Educación y cultura visual. Barcelona: Octaedro, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

POZZI, M. D. F.; PEIXE, R. I. P. Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais: diálogos e interações. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.79247. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/79247. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais