Ensaio Visual: Superação de limites, cooperação e sentidos nas práticas do ensino da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.77956

Palavras-chave:

Sentidos. Empatia. Cooperação. Práticas artísticas.

Resumo

Através da construção de um ensaio visual, se comunica, a partir de imagens, a ideia e a necessidade de estabelecer práticas pedagógicas no ensino da arte, que abordem situações limites, como a perda da visão, a falta de mobilidade, etc. Situações que obrigam a estabelecer estratégias de empatia e cooperação artística até a consecução de práticas artísticas de colaboração, cooperação e compromisso com o outro, reforçando os sentidos e a necessidade de sentir-se um só, mas unido aos outros, na produção de uma experiência estética inigualável. O ensaio se baseia teoricamente na proposta pragmatista de Imanol Aguirre (2004) e nos fundamentos filosóficos de Dewey e Shusterman (2000).

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Biografia do Autor

Ricard Ramon Camps, Universitat de València – UV, València

Profesor de educación artística, artista visual y escritor. Profesor en la Facultat de Magisteri de la Universitat de València (España). Investigador del Instituto Universitario de Creatividad e Innovaciones Educativas. Codirector del Postgrado Experto Universitario en Fallas y Creatividad. Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación en el área de Estética y Teoría de las Artes, Licenciado en Bellas Artes, Licenciado en Historia del Arte y Master en Gestión Cultural. Miembro del Grupo CREARI de Investigación en Pedagogías Culturales (GIUV2013-103).

Referências

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

RAMON CAMPS, R. Ensaio Visual: Superação de limites, cooperação e sentidos nas práticas do ensino da arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.77956. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/77956. Acesso em: 30 nov. 2022.