Raízes, frutos e sementes de leituras e pesquisa

Autores

  • Neiva Senaide Petry Panozzo Universidade de Caxias do Sul — UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.77948

Palavras-chave:

Pesquisa, Leitura, Imagem, Discurso, Educação

Resumo

O texto é uma compilação da trajetória de interesses de pesquisa sobre leitura, imagem, discurso da visualidade, literatura infantil e educação, realizadas sob a ótica dos estudos semióticos, ao longo duas décadas, com vinculação junto à Universidade de Caxias do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Grupo de Pesquisa em Educação e Arte – GEARTE. As bases teóricas escolhidas aproximam os campos da educação como fenômeno complexo, mediação sustentada no diálogo, leitura como constituição de subjetividade e literatura como texto artístico. Os resultados alcançados apontam a importância da contribuição de diferentes áreas de conhecimento, as parcerias institucionais na investigação científica, bem como a relevância temática pesquisada na atribuição de significados de textos verbo-visuais e sua amplitude de aplicações no campo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva Senaide Petry Panozzo, Universidade de Caxias do Sul — UCS, Caxias do Sul/RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é pesquisadora voluntária em estudos semióticos da imagem, no PPG História, da Universidade de Caxias do Sul. Pesquisa Leitura de imagens no ensino de História: mudanças e permanências, prescrições, livro didático e representações culturais.

Referências

CELLA, Sirley Morello Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma ampliação da experiência com linguagem. UCS, 2016. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UCS, 2016.

DE AMICIS, Edmundo. Coração. 28.ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1916.

PANOZZO, Neiva Senaide Petry Panozzo. Leitura no entrelaçamento de linguagens: literatura infantil, processo educativo e mediação. UFRGS, 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PANOZZO, Neiva Senaide Petry Panozzo. Literatura infantil: uma abordagem das qualidades sensíveis e inteligíveis da leitura imagética na escola. UFRGS, 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

RAMOS, Flávia Brocchetto. Leitura do livro de poesia infantil brasileira: a gangorra entre a obra e a criança. PUCRS, 2001. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Entre a ilustração e a palavra: buscando pontos de ancoragem. Espéculo: Revista de Estudios Literarios. Universidad Complutense de Madrid, v. 26, p. 1-14, 2004.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Mergulhos de leitura: a compreensão leitora da literatura infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2015. Disponível em: ebook <https://www.ucs.br/educs/livro/mergulhos-de-leitura-a-compreensao-leitora-da-literatura-infantil/.> Acesso em: 27 set. 2022.

RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. O papel da ilustração no livro infantil. In: Cecil Zinani; Salete Pezzi Santos (org.). Multiplicidade dos signos: diálogos com a literatura infantil. Caxias do Sul: EDUCS, 2004. p. 15-32.

RAMOS, Flávia Brochetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Interação e mediação de leitura literária para a infância. São Paulo: Global, 2011.

RAMOS, Flávia Brochetto; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Leitura de revista na Infância. São Paulo: Paco Editorial, 2015.

RELA, Eliana; PANOZZO, Neiva Senaide Petry; CESCON, Juliane Petry Panozzo. O feminino em imagens: uma narrativa visual para o ensino de História e Arte. Métis: história & cultura: Revista de História da Universidade de Caxias do Sul. v. 20, n. 40, jul./dez. 2021. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/index

RELA, Eliana; PANOZZO, Neiva Senaide Petry; CESCON, Juliane Petry Panozzo. Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil. Conjectura: filosofia e educação, v. 27, sp., 2022. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/9372/pdf. Acesso em: 27 set. 2022.

TROGLIO, Lucas; RELA, Eliana. A imagem como história: uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais. Domínios da imagem: Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI). Universidade Estadual de Londrina. v. 11, p. 182-203, 2017.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

PANOZZO, N. S. P. Raízes, frutos e sementes de leituras e pesquisa. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.77948. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/77948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos