Design Reverso: uma nova abordagem para análise e desenvolvimento de artefatos

Autores

  • João Carlos Vela Universidade da Região de Joinville — UNIVILLE, Joinville/SC
  • Ricardo Triska Universidade Federal de Santa — UFSC, Florianópolis/SC
  • Beatriz Andrielly de Souza Nascimento Universidade da Região de Joinville — UNIVILLE, Joinville/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.75203

Palavras-chave:

Design. Design Reverso. Metodologia e desenvolvimento de artefatos.

Resumo

Este artigo possui como objetivo apresentar o Design Reverso, que consiste em uma nova abordagem de desenvolvimento de produtos, e para tal realizou-se uma análise das metodologias de design de 1920 até os dias atuais, com o propósito de demonstrar que estas mantêm uma estrutura semelhante e linear de desenvolvimento de produtos. Já o Design Reverso tem como premissa, de forma diferenciada das metodologias vigentes de design, partir de um artefato já existente para chegar a uma nova solução, sendo composta por duas etapas de análise: generalista e estruturada. Essa abordagem ainda se encontra em fase de desenvolvimento e, por isso, este artigo não apresenta resultados conclusivos. O Design Reverso não possui a pretensão de ser uma nova metodologia, mas sim uma ferramenta de apoio, que pode contribuir ou complementar as metodologias vigentes, colaborando principalmente com os docentes e acadêmicos de design, uma vez que possibilitará uma nova forma de desenvolvimento de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Vela, Universidade da Região de Joinville — UNIVILLE, Joinville/SC

Professor Adjunto dos cursos de Design e Arquitetura da Universidade da Região de Joinville, especialista em ensino da expressão gráfica - UFPR, mestre em educação pela FURB, aluno do programa de doutorado do Pós-Design UFSC

Ricardo Triska, Universidade Federal de Santa — UFSC, Florianópolis/SC

Doutor em Engenharia da Produção, Professor associado, lotado no departamento de Expressão Gráfica-UFSC. Docente do Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design junto à CAPES.

Beatriz Andrielly de Souza Nascimento, Universidade da Região de Joinville — UNIVILLE, Joinville/SC

Graduanda do curso de Design de Interiores da Universidade da Região de Joinville, participante do grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Design de Interiores.

Referências

BÜRDEK. Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. Trad. Freddy Van Camp. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

GONZALEZ CARDOZO, Carlos Aurelio. Manufatura digital aplicada no contexto de engenharia reversa: estudo de caso: protótipo virtual do avião Blériot. 2012. 105 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP, 2012.

DIAS, Adriano Batista. Engenharia reversa: uma porta ainda aberta. Recife: FUNDAJ, 1996.

GROPIUS, Walter. Bauhaus: novarquitetura. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2004.

JONES, John Christopher. Design methods: seeds of human futures. 2. ed. London: John Wiley & Sons Ltd., 1992.

MARTINS, Roseane F. de Freitas; VAN DER LINDEN, Júlio Carlos de Souza (Org.). Pelos caminhos do design: metodologia de projeto. Londrina: Eduel, 2012.

MUNARI, Bruno. Cómo nacen los objetos?: apuntes para una metodologia proyectual. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2011.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

VASCONCELOS, Luis Arthur Leite de. Uma investigação em metodologias de design. 2009. 94 f. Projeto de Conclusão do Curso (Curso de Design) – Departamento de Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

VELA, João Carlos. Design de produto: as concepções de formação pela perspectiva de seus docentes. São Paulo: Ed. Blucher, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

VELA, J. C.; TRISKA, R.; NASCIMENTO, B. A. de S. Design Reverso: uma nova abordagem para análise e desenvolvimento de artefatos. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.75203. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/75203. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais