Criatividade em arte-educação: interseção entre design, cultura visual e justiça social

Autores

  • Flavia Bastos University of Cincinnati
  • Enid Zimmerman Indiana University

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.75178

Palavras-chave:

Cultural Visual. Design. Criatividade. Justiça Social.

Resumo

Neste artigo, discutimos e ilustramos com exemplos práticos que a criatividade pode ser utilizada no ensino da arte para promover a justiça social por meio de uma interpretação atualizada da cultura visual e do conteúdo do design, que é inclusivo e emancipatório por natureza. Duas experiências no ensino superior de como a pesquisa e o ensino podem promover o aprendizado criativo dentro de uma concepção contemporânea de ensino de arte, design e cultura visual são examinadas, incluindo o desenvolvimento de habilidades em pesquisa em design e no ensino de cultura visual. Esses relatos esclarecem como a pesquisa criativa e a pedagogia podem se conectar com educação e justiça social em salas de aula da educação básica e outras configurações educacionais, concluindo que pela interseção entre o design, a cultura visual e a criatividade, os arte-educadores podem transformar a injustiça em criação de um interconectado mundo de tolerância, apoio e equidade

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Biografia do Autor

Flavia Bastos, University of Cincinnati

Art Education, School of Art

Enid Zimmerman, Indiana University

Art Education, School of Education

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

BASTOS, F.; ZIMMERMAN, E. Criatividade em arte-educação: interseção entre design, cultura visual e justiça social. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.75178. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/75178. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais