Das Três Vertentes: instauração de um tripé metodológico para processos de criação artística

Autores

  • Marcillene Ladeira Universidade Federal da Bahia — UFBA, Salvador/BA

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.75003

Palavras-chave:

Pesquisa em poéticas visuais. Cultura visual. Metodologia de ensino.

Resumo

O presente artigo, destaca a experiência visual como paradigma no processo de pensamento da história da arte, que confluirá, na contemporaneidade, em uma autoconsciência do próprio artista, em que ele mesmo passará a fazer filosofia a partir de sua obra. Desse viés, propôs-se a criação de um tripé metodológico, denominado Método das três Vertentes, aplicado ao ensino das Poéticas Visuais em meio universitário, sendo consolidado a partir de um design que elucida a relação “objeto-sujeito-meio”. Para esse fim, explorou-se a interação entre teorias que envolvem o fazer artístico, o conceito de conhecimento e a ciência física, no que diz respeito ao entendimento de campo gravitacional e linhas de força.

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Biografia do Autor

Marcillene Ladeira, Universidade Federal da Bahia — UFBA, Salvador/BA

Mestra em Processos Criativos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia – PPGAV/EBA/UFBA (com indicação, pela Banca Examinadora, a promoção antecipada e direta ao Doutorado). É integrante do Grupo MAMETO CNPq – Matéria, Memória e conceiTO em Poéticas Visuais Contemporâneas. Galeria representante: Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea – Salvador/BA. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais – IPEMIG; possui Graduação na área de Artes pelo Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora –  IAD/UFJF, com passagem inicial pela Escola de Belas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ. Atua em atelier desde 1996.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

LADEIRA, M. Das Três Vertentes: instauração de um tripé metodológico para processos de criação artística. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.75003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/75003. Acesso em: 16 abr. 2024.