Arte contemporânea e cultura visual: desdobramentos da natureza-morta no ensino das artes visuais

Autores

  • Lutiere Dalla Valle Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS
  • Milena Regina Duarte Corrêa Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.74967

Palavras-chave:

Arte contemporânea. Cultura visual. Natureza-morta. Ensino das artes visuais.

Resumo

A partir da natureza-morta, este texto examina a articulação entre arte contemporânea e cultura visual no ensino das artes visuais. A escrita toma como via de experimentação relatos da experiência docente vivenciadas em escola da rede pública ao desenvolver práticas educativas relacionando produções tradicionais, modernas e atuais no que tange às distintas formas de abordar o tema ao longo das últimas décadas. Neste sentido, com base nas perspectivas de Moxey, Hernández e Mitchell acerca das múltiplas - não lineares –  alternativas de aproximação com os campos da história da arte e demais campos disciplinares (linguística, estudos visuais, estudos culturais) propõe-se alguns aspectos relevantes para o desenvolvimento de ações educativas nos mais variados contextos de ensino. Além disso, discorremos acerca das significativas contribuições da perspectiva educativa da cultura visual para explorar a potencia subjetiva entorno às contingências históricas e sociais que configuram o olhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS

Doutor em Artes Visuais e Educação (Universidad de Barcelona/ES), Mestre em Educación y Artes Visuales: un Enfoque Construccionista (Universidad de Barcelona/ES), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM) linha de Pesquisa: Educação e Artes. Possui Especialização em Arte e Visualidade, Licenciatura Plena em Desenho e Plástica e Bacharelado em Desenho e Plástica pela mesma instituição. É professor adjunto no Departamento de Artes Visuais/CAL/UFSM do Programa de Pós-Graduação/PPGART - Linha de Pesquisa Arte e Cultura, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Investiga as relações entre Artes Visuais e Cultura Visual relacionado à formação de artistas e professores, além de liderar Grupos de Pesquisa e Extensão na mesma área.

Milena Regina Duarte Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria/RS

Graduanda em Artes Visuais Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFSM), bolsista do projeto de extensão: Art in Bag – Exposições Itinerantes (FIEX/UFSM). Membra do grupo de pesquisa: Artes Visuais e I/Mediações (AVI/CAL) e dos projetos de extensão: Núcleo Educativo Cláudio Carriconde (NECCA/CAL) e Arte Contemporânea e Educação da Cultura Visual: Pedagogias Culturais na Alfabetização Infantil. Tem interesse nas áreas de educação em Artes Visuais, cultura visual, história da arte e mediação de exposições em espaços formais e não formais de ensino.

Referências

CANTON, Kátia. Natureza-Morta. In. MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA/SESI. Natureza-morta: Still Life. São Paulo: MAC/USP, SESI, 2004.

CHEREM, Rosângela Miranda. Imagem – acontecimento. In: SILVA, Maria Cristina da Rosa Fonseca da; MAKOWIECKY, Sandra (Orgs.). Linhas cruzadas: artes visuais em debate. Florianópolis: Ed. Da UDESC, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. v. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.

DUNCUM, Paul. Por que a arte-educação precisa mudar e o que podemos fazer. In: MARTINS, Raimundo e TOURINHO, Irene (Org.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: EDUFSM, 2011. p. 15-30.

GALLEGUER, Ann (Org). Still Life Natureza-Morta. Londres: Art Library, 2002. Catálogo

GERGEN, Kenneth. Realidades y relaciones: aproximaciones a la construcción social. España: Paidós, 1996.

HERNANDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90 — Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Porto Alegre, v. 15, n. 18, p. 151-168, dez. 2008.

MITCHELL, W. J. T. What do pictures want?: the lives and loves of images. Chicago: Chicago University Press, 2005.

MOXEY, Keith. Nostalgia for the real: The troubled relation of the art history to visual studies. In The Practice of Persuasion: Paradoz and Power in Art History. Ithaca, N.Y.: Coronell University Press, 2001.

SCHNEIDER, Norbert. Naturezas-Mortas. Trad. Adelaide Cervaens Rodrigues e Teresa Carvalho. Lisboa: Taschen, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

VALLE, L. D.; CORRÊA, M. R. D. Arte contemporânea e cultura visual: desdobramentos da natureza-morta no ensino das artes visuais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.74967. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/74967. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais