Semiótica da arte para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.74105Palavras-chave:
Acessibilidade visual. Artes visuais. Museo Nacional de Artes Visuales. Semiótica.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o recurso de acessibilidade visual disponível no Museo Nacional de Artes Visuales (MNAV) de Montevidéu, Uruguai. Para tal, fez-se uma pesquisa de campo no espaço expositivo, onde foram identificados e delimitados em seu conjunto semiótico, os expositores, as pinturas e os painéis táteis. Especificamente os painéis táteis funcionam como dispositivos de interação sensível para os visitantes com deficiência visual. Tendo como recorte três obras pertencentes ao patrimônio artístico do país, de Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez e Joaquín Torres García, propõem-se um comparativo entre as placas de acessibilidade e as pinturas em si, levando em consideração preliminarmente, a abordagem peirciana sobre primeiridade, secundidade, terceiridade e ícone, índice e símbolo.
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