O desenho no design de joias: processos e ensino

Autores

  • Engracia Maria Loureiro da Costa Llaberia Universidade Anhembi-Morumbi — UAM, São Paulo/SP http://orcid.org/0000-0003-0276-7726
  • Ana Mae Barbosa Universidade Anhembi-Morumbi — UAM, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.73973

Palavras-chave:

Desenhos de joias. Ensino de desenho. Design de joias. Ensino do design. Joalheria.

Resumo

O design de joias é área recente no Brasil e sua aplicação ainda pouco conhecida entre os empresários e mesmo entre os profissionais, por não haver ainda protocolos que estabeleçam normas ou indicações de encaminhamento de projeto. Sua metodologia ainda carece de estudos específicos e muito do que é observado dentro das empresas vem da prática dos profissionais em pesquisas referenciais, da criatividade e do próprio fazer da ourivesaria/joalheria. Busca-se na contemporaneidade identificar a forma de atuação do designer de produto na joalheria de modo a privilegiar a abordagem estratégica no lançamento de novos produtos. Neste artigo queremos dar destaque ao estudo do desenho dentro do processo de criação e produção seriada da joia e valorizar o desenho no ensino de Design de joias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Engracia Maria Loureiro da Costa Llaberia, Universidade Anhembi-Morumbi — UAM, São Paulo/SP

Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Laureate International Universities. Tese defendida e aprovada em dezembro de 2016. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduada em Desenho Industrial pela ESDI, Escola Superior de Desenho Industrial / Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, com habilitação em Design de Produto e Programação Visual. Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade Estácio de Sá/ RJ. Docente do IED, Istituto Europeo di Design (2005-2006). Docente na Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo (2008-2016).É designer credenciada pela ADOR, Associazione Designers Orafi, de Milão, Itália, desde 1993.

Ana Mae Barbosa, Universidade Anhembi-Morumbi — UAM, São Paulo/SP

Possui graduação em Direito - Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education - Boston University (1978). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade, Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais.

Referências

ALEXANDRE Wollner e a formação do design moderno no Brasil. [Filme-vídeo]. Direção de André Stolarski. São Paulo, s/d. 84 min., color, son. Disponível em: https://youtu.be/s7LOZLMRRO0.

BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015.

CODINA, Carles. A ourivesaria. Lisboa: Estampa, 2002.

DERDYK. Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1994, p. 20.

GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Desenhando: um panorama dos sistemas gráficos. Santa Maria, RS: UFSM, 1998.

HESKETT, John. Desenho Industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

ICSID – International Council of Societies of Industrial Design. Definição de Design Industrial e de designer. Disponível em <http://wdo.org/about/definition/> Acesso em: out 2016.

lllustrated Jewelry Catalog, 1892: the New England Jeweler. New York: Dove Publications Inc., 1998.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Lisboa: Edições 70, 1981.

NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

STOLARSKI, André. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. São Paulo: Casac Naify, 2005.

WONG, Wucius. Principles of form and design. Nova Iorque: John Wiley & Sons, 1993

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

LLABERIA, E. M. L. da C.; BARBOSA, A. M. O desenho no design de joias: processos e ensino. Revista GEARTE, [S. l.], v. 4, n. 3, 2017. DOI: 10.22456/2357-9854.73973. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/73973. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Design e Cultura Visual no Ensino de Artes Visuais