Professoras/es quando incompletos

Autores

  • Luciana Borre Nunes Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil
  • Xadai Rudá Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.61903

Palavras-chave:

Cultura Visual, Formação de Professoras/es, Educação

Resumo

A narrativa visual apresentada em Professoras/es quando Incompletos objetiva: (1) problematizar alguns embates, enfrentamentos e possibilidades que professoras/es de artes visuais encontram no âmbito formal e não formal de ensino e; (2) refletir sobre como acontece o processo de formação pedagógica. Em sintonia com a perspectiva da Educação da Cultura Visual – que não se restringe aos artefatos visuais em si, mas à relação entre eles e a audiência – a formação docente foi problematizada, pensando como determinadas versões de realidade são construídas sobre ser professora/r. Este ensaio visual tem como pretensão questionar as inúmeras imagens que fixaram o imaginário do fazer docente como detentor do conhecimento em uma relação unilateral entre professoras/es e alunas/os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Borre Nunes, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

Professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (GPCVE). Mestre em Educação pela PUCRS (2008); graduada em Pedagogia pela UFRGS (2004). 

Xadai Rudá, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

É estudante do curso de Graduação Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal de Pernambuco, atua como artista visual no cenário Pernambucano e é colaborador na revista australiana Collage Colletive Co, desde 2015.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

NUNES, L. B.; RUDÁ, X. Professoras/es quando incompletos. Revista GEARTE, [S. l.], v. 3, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/2357-9854.61903. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/61903. Acesso em: 29 mar. 2024.