Ensaio visual: Escolinha de Arte de São Paulo: março de 1968 a junho de 1971 Segundo capítulo: Situação/estímulo aberta

Autores

  • Ana Mae Barbosa Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP
  • Sidiney Peterson Ferreira de Lima Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.61283

Palavras-chave:

Design. Moda. Abstração. / Design. Fashion. Abstraction.

Resumo

No primeiro capítulo, intitulado Escolinha de Arte de São Paulo: sequencialidade[1], mostramos a preocupação em estender o interesse da criança pelo seu próprio trabalho, desenvolvendo a tenacidade de buscar a forma adequada para expressar as suas ideias, experimentadas em vários e repetidos desenhos, até os próprios alunos considerarem satisfeitos os seus objetivos. No segundo capítulo[2], apresentamos propostas de trabalho na Escolinha de Arte de São Paulo, nascidas da necessidade de melhorar e desesteriotipar a expressão da criança, bem como provocar novas construções visuais, a partir da realidade circundante. Com a ideia de conscientização sempre presente, já operávamos com o conceito de arte expandido para diferentes mídias visuais. O trabalho com televisão será objeto do terceiro e último capítulo.

[1]    Publicado na Revista GEARTE, v. 2, n. 2, ago. 2015.

[2]    As imagens apresentadas neste ensaio pertencem ao acervo pessoal de Ana Mae Barbosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo - USP - São Paulo/SP

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1960), mestrado em Art Education pela Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education pela Boston University (1978). Atualmente é Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society for Education through Art (InSEA), da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Tem livros e artigos publicados em diversos países. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Multiculturalidade, Estudos de Museus de Arte e Estudos Visuais.

Sidiney Peterson Ferreira de Lima, Pesquisador independente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2010), mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2014). Experiência na área de Educação, Educação em Museus e Mediação Cultural. Tem desenvolvido pesquisas com foco na história do ensino de artes e na formação de arte/educadores no Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

BARBOSA, A. M.; LIMA, S. P. F. de. Ensaio visual: Escolinha de Arte de São Paulo: março de 1968 a junho de 1971 Segundo capítulo: Situação/estímulo aberta. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.61283. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/61283. Acesso em: 28 mar. 2024.