A capacidade de uma batalhadora para impulsionar o ensino da arte na América Latina

Autores

  • Ricard Huerta Universitat de València - UV - Valência

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.60291

Palavras-chave:

Ensino da arte. Políticas educacionais. História do ensino da arte. / Educación artística. Políticas educativas. Historia de la educación artística.

Resumo

Este artigo apresenta e discute a pesquisa “Redesenhando o desenho: educadores, política e história”, desenvolvida por Ana Mae Barbosa, ao longo de mais de dez anos, sobre a modernização do ensino das artes visuais e do desenho no período de 1920 a 1950 no Brasil, feita principalmente em jornais da época. Evidencia as políticas educacionais e importantes educadores que defenderam a inserção da visualidade baseada na cultura local na educação. Relaciona tal modernização com o movimento modernista no ensino do Desenho realizado em outros países da América Latina, como no México e no Peru. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricard Huerta, Universitat de València - UV - Valência

É professor de Educação Artística e diretor do Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas da Universitat de València (Espanha). Participa do Grupo de Pesquisa do Observatório de Educación Patrimonial en España (OEPE). Doutor em Belas Artes, licenciado em Música, em Belas Artes e em Comunicação Audiovisual, coordena o projeto Maestros y museos, do qual participam oito universidades de cinco países. É membro do ICOM-Unesco e diretor da Revista EARI – Educación Artística Revista de Investigación. Atuou como professor convidado em universidades de Cuba, Uruguai, Colômbia, Chile e Reino Unido. Publicou livros e artigos em revistas especializadas. Como artista visual tem realizado várias exposições em diferentes países.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

HUERTA, R. A capacidade de uma batalhadora para impulsionar o ensino da arte na América Latina. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.60291. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/60291. Acesso em: 18 abr. 2024.