O simbólico e o semi-simbólico: no entrecruzamento de duas propostas para a leitura do brasão do Papa Francisco

Autores

  • Humberto Nuno de Oliveira Universidade Lusíada de Lisboa - ULUSÍADA - Lisboa
  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.54554

Palavras-chave:

Leitura de imagem. Heráldica. Semiótica visual. Simbolismo. Semi-simbolismo. / Image reading. Heraldic art. Visual semiotic. Symbolism. Semi-symbolism.

Resumo

O advento da tecnologia, das comunicações virtuais e dos mecanismos de busca propiciam, além da existência de revistas científicas on-line com qualidade idêntica a das revistas impressas, igualmente as trocas acadêmicas inéditas e impensadas, como a que possibilitou a fatura deste artigo: sem se conhecerem, a não ser pelos meios virtuais, dois professores de países distintos mas de idioma único, o português, interessados por um objeto teórico comum, a leitura de imagens, mas com bases teóricas – e até mesmo, com tradições – totalmente estranhas entre si, juntam-se para um exercício teórico-analítico. Referimo-nos à Heráldica e à Semiótica Visual. A primeira das teorias se pauta por processos simbólicos; a segunda, propõe um neologismo como conceito: a semi-simbolicidade. O que há em comum e o que é distinto, quando ambos se debruçam sobre um mesmo objeto empírico, as armas do Papa Francisco?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Nuno de Oliveira, Universidade Lusíada de Lisboa - ULUSÍADA - Lisboa

PhD em História, docente do ensino superior em Portugal desde 1985. Responsável actualmente pela área de Introdução à Heráldica no Instituto Superior de Artes Decorativas (Lisboa). Investigador do Centro Lusíada de Estudos Genealógicos, Heráldicos e Históricos da Universidade Lusíada de Lisboa e responsável na mesma instituição pelo seu departamento editorial.Presidente da Academia Falerística de Portugal e Presidente do Conselho de Fundadores da Academia Lusitana de Heráldica. Autor de dezenas de artigos e livros fundamentalmente nas áreas da Heráldica, Falerística e História Militar.

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis/SC

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002), é membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques d'Art), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1.  Entre as publicações, é autora dos livros "Imagem também se lê" (2005;2009), "Moda também é texto" (2007); "Sentidos à mesa - saberes além dos sabores" (2010) e "Diante de uma Imagem" (2010). Foi Diretora Geral do Centro de Artes (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade (2003), na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, onde atua desde 1987, na Graduação e, posteriormente, no Mestrado e no Doutorado em Artes Visuais, nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Ação Educativa em Espaços Culturais. Presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008), foi ainda Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (2009-2011).

Downloads

Publicado

2015-03-29

Como Citar

OLIVEIRA, H. N. de; OLIVEIRA, S. R. R. e. O simbólico e o semi-simbólico: no entrecruzamento de duas propostas para a leitura do brasão do Papa Francisco. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.54554. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/54554. Acesso em: 18 abr. 2024.