Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais

Autores

  • Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Recife/PE
  • Clarissa Martins de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Recife/PE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.53833

Palavras-chave:

Abordagem Triangular. Dimensão Estética e Cultural. Teoria pós-colonial. / Triangular Approach. Aesthetic and Cultural dimension. Post-colonial theory.

Resumo

Partimos, neste texto, de uma compreensão da Abordagem Triangular como teoria de interpretação do universo das artes e culturas visuais filiada à teoria pós-colonialista. O texto está organizado em quatro tópicos articulados. No primeiro tópico, apresentamos a Abordagem Triangular como uma teoria aberta, não linear, que convida o arte/educador ao gesto de reelaborar. No segundo tópico, tratamos de argumentar sobre a filiação da Abordagem Triangular à teoria pós-colonial, ressaltando que a dimensão estética se interliga à dimensão cultural e que ambas são políticas. No terceiro tópico, tratamos de uma versão da história da Abordagem Triangular, pondo em destaque as transformações impulsionadas por tal teoria no campo da arte/educação nacional. Finalmente, no quarto tópico, à guisa de conclusão, argumentamos que a Abordagem Triangular provocou uma torção mais específica nas artes e culturas visuais e, também, no campo da arte/educação nacional, defendendo a descolonização e propondo a democratização da arte, seu ensino e sua história como direito de todos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Recife/PE

Professor do curso de Pedagogia na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG. Experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino de Arte.

Clarissa Martins de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE - Recife/PE

Doutora em Sciences de L'education - Universite de Toulouse II (Le Mirail) (2000). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

AZEVEDO, F. A. G. de; ARAÚJO, C. M. de. Abordagem Triangular: leitura de imagens de diferentes códigos estéticos e culturais. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.53833. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/53833. Acesso em: 19 abr. 2024.