Enredamentos entre leitura de imagens, produção de sentidos e politicidade

Autores

  • Sonia Tramujas Vasconcellos Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Curitiba/PR
  • Tânia Maria Baibich Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.53583

Palavras-chave:

Leitura de imagens. Ensino de arte. Cultura visual. Modos de conhecer. / Image reading. Art teaching. Visual culture. Knowing methods.

Resumo


Discute-se a produção e a leitura de imagens nas aulas de Arte, envolvendo o visível e o dizível, a aparência e a opacidade, o que exige leitura de formas e de discursos. A ênfase é na articulação, na integração entre os códigos artísticos sistematizados historicamente e outros repertórios – pessoais, locais, da mídia – possibilitando a instauração de um ensino-aprendizagem diferenciado, com distintos modos de apropriação, de questionamento e de representação de conteúdos e de conhecimentos. Neste contexto discute-se a influência do modernismo na hierarquização e invisibilidade de determinados discursos artísticos, apontando-se as consequências da pós-modernidade para a assunção de outros saberes e processos de leitura de imagens, oportunizando-se espaço e lugar a outros discursos e modos de análise, outras formas de enfrentamento e de aprendizagem, envolvendo experiências, narrativas, diálogos e escutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Tramujas Vasconcellos, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Curitiba/PR

Professora da Universidade Estadual do Paraná/UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná, no Curso de Licenciatura em Artes Visuais e co-lider do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Continuada da UNESPAR. Graduada em Educação Artística e Pintura, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná com realização de doutorado sanduiche na Northern Illinois University (CAPES, 4412/13-3) de setembro de 2013 a junho de 2014 para aprofundamento de estudos sobre a pesquisa baseada em arte na educação.

Tânia Maria Baibich, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná/UFPR. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Mestre em Educação pela UFPR, Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo/USP com pós-doutorado em Preconceito na Escola pela Michigan University e em Pedagogia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Saberes e Práticas no Ensino Superior e é membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Ensino e Avaliação, coordenado pela pesquisadora Maria Isabel Cunha. Representante da UFPR na Comissão de Assessoramento da Fundação Araucária para as áreas de Educação e Psicologia

Downloads

Publicado

2015-08-15

Como Citar

VASCONCELLOS, S. T.; BAIBICH, T. M. Enredamentos entre leitura de imagens, produção de sentidos e politicidade. Revista GEARTE, [S. l.], v. 2, n. 2, 2015. DOI: 10.22456/2357-9854.53583. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/53583. Acesso em: 29 mar. 2024.