Enredamentos entre leitura de imagens, produção de sentidos e politicidade
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.53583Palavras-chave:
Leitura de imagens. Ensino de arte. Cultura visual. Modos de conhecer. / Image reading. Art teaching. Visual culture. Knowing methods.Resumo
Discute-se a produção e a leitura de imagens nas aulas de Arte, envolvendo o visível e o dizível, a aparência e a opacidade, o que exige leitura de formas e de discursos. A ênfase é na articulação, na integração entre os códigos artísticos sistematizados historicamente e outros repertórios – pessoais, locais, da mídia – possibilitando a instauração de um ensino-aprendizagem diferenciado, com distintos modos de apropriação, de questionamento e de representação de conteúdos e de conhecimentos. Neste contexto discute-se a influência do modernismo na hierarquização e invisibilidade de determinados discursos artísticos, apontando-se as consequências da pós-modernidade para a assunção de outros saberes e processos de leitura de imagens, oportunizando-se espaço e lugar a outros discursos e modos de análise, outras formas de enfrentamento e de aprendizagem, envolvendo experiências, narrativas, diálogos e escutas.
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