Metáforas visuais: significado, interpretação e cultura

Autores

  • Michael J. Parsons University of Illinois - SIU - Champaign/Illinois

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.50609

Palavras-chave:

Metáforas em imagens visuais, interpretação, contextos culturais, cognição incorporada. / Metaphors in visual images, interpretation, cultural contexts, embodied cognition.

Resumo

Este artigo trata de uma abordagem para a significação de imagens através de metáforas, baseando-se nas atuais discussões sobre a metáfora sob a perspectiva da cognição incorporada. Discute por meio de exemplos alguns modos em que a metáfora funciona em imagens visuais. Salienta a necessidade da interpretação e a dependência entre interpretação e contextos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael J. Parsons, University of Illinois - SIU - Champaign/Illinois

Visiting Research Professor of Art Education at University of Illinois since 2006. Previously he was professor and chairperson of art education at the Ohio State University. He was born in England, where he studied English language and literature at Oxford University; in 1973 he moved to the University of Illinois, where he studied the history and philosophy of education. He is a Distinguished Fellow of the NAEA, has edited Studies in Art Education, and has taught and consulted in a number of countries, most recently in Taiwan, Hong Kong, Portugal and Jamaica. 

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

PARSONS, M. J. Metáforas visuais: significado, interpretação e cultura. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 3, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.50609. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/50609. Acesso em: 18 abr. 2024.