Interdisciplinaridade - depoimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.50066Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, arte-educação, pós-modernidade.Resumo
No depoimento em áudio dado ao evento “Docência Colaborativa e Interdisciplinaridade”[1], o professor João Paulo Queiroz (Portugal) reflete sobre a complexidade da sociedade contemporânea que resulta da transição da modernidade para a pós-modernidade, mudança que pode ser caracterizada como uma crise em relação a uma democracia avançada e integradora de todas as dimensões do desenvolvimento humano. A hibridação de contextos num mundo global conduz ao papel do pensamento artístico e criativo dentro de uma perspectiva interdisciplinar, implicando em uma atenção redobrada para a arte-educação. Sem arte na educação, a cidadania e o desenvolvimento pessoal são incompletos. Aponta a interdisciplinaridade como um vetor essencial para se compreender o papel e a construção do currículo da Arte na contemporaneidade.
[1] Este evento, que reunirá o Seminário Internacional Prodocência UFRGS, o Colóquio Nacional PIBID UFRGS e o 10º Seminário Institucional do PIBID UFRGS, acontecerá de 6 a 8 de novembro de 2014 em Porto Alegre. Mais informações em: http://www.ufrgs.br/docenciacolaborativa.
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