Por Poéticas no Ensino das Artes: uma sintomatologia

Autores

  • Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.47450

Palavras-chave:

poética, discurso, ensino, artes, sintoma

Resumo

Seguindo à questão colocada desde Nietzsche, “como alguém se torna o que é”, mostra-se como grandes agrupamentos discursivos tornam o ensino de artes o que ele é, sendo esse “ser” sempre provisório, sintomatologia de determinados tempos e de conjuntos de textos. Esses dão corpo para constituição de modos de pensar o que vem a ser a arte e seu ensino nas visões expressivistas, semiológicas, estéticas e culturalistas pós-estruturalistas. Partindo de autores e títulos axiais para esses paradigmas, tais discursos são descritos como sintomas no ensino das artes. Menciona-se textos de pesquisadores atuais a fim de explicitar como diferentes abordagens coadunam para mostrar a força do que se configura como uma poética na pesquisa em torno do ensino das artes. Embora sustentados por estudos de diversas perspectivas teóricas, há convergências que observam a afirmação da poiesis inerente à prática pedagógica artística. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Basso Menna Barreto Gomes Zordan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (UFRGS). Articuladora do M.A.L.H. A., Movimento Apaixonando pela Liberação de Humores Artísticos, cria intervenções em espaços públicos e institucionais. Trabalha com performances, escultura social e micropolíticas. Doutora e Mestre em educação pela UFRGS, faz parte da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, do grupo de pesquisa DIF: artistagens, fabulações e variações, desenvolvendo temas que envolvem historiografia da arte, formação de professores e esquizoanálise. Licenciada em Educação Artística, bacharel em Desenho, foi professora de Arte em escolas da rede de ensino em Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2014-08-28

Como Citar

ZORDAN, P. B. M. B. G. Por Poéticas no Ensino das Artes: uma sintomatologia. Revista GEARTE, [S. l.], v. 1, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/2357-9854.47450. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/47450. Acesso em: 29 mar. 2024.