GEARTE 25 anos — Ensaio Visual

Autores

  • Umbelina Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128564

Palavras-chave:

GEARTE, Pesquisa em Educação e Arte, Grupo de Pesquisa, Ensino de artes visuais

Resumo

O Ensaio Visual “GEARTE 25 anos” foi realizado com 25 planos de imagem em que se estabeleceu um diálogo temporal e espacial a partir contrapontos, tal e qual um entrelaçamento polifônico. No tempo, buscou-se caracterizar a sensorialidade da presença com o outro, através de construções imagéticas de registros de objetos e de registros performáticos da história do GEARTE, em contraponto com imagens da atualidade virtual da mistura presente nas redes. E, no espaço, foram materializadas as conexões, as pontes e, também as redes, a se contrair e a se expandir conforme os contextos de ação e atuação dos “geartianos” e das “geartianas”. Desse modo, o que poderia se mostrar como limite, passou a ser visto como um limiar de passagem a outros modos de ser, de criar e de pesquisar. Iniciou-se com o contraplano da imagem da leveza do “selo dos 25 anos”, enfatizando a passagem e o desabrochar, imerso no plano da densidade da diversidade das redes virtuais. E concluiu-se o Ensaio Visual com a construção de um plano-imagem do aplauso, que, em sincronia auditiva e visual, enfatiza a efetividade da presença. Então, horizontalmente, o movimento que se fez, do primeiro ao último plano foi como o de uma espiral ascendente, que partindo da realidade atual, vai resgatando velhos caminhos e percorrendo e apontando novas direções, mas, sem esquecer de levar o que caracteriza a todos e a todas nós, seres humanos que são pesquisadores e pesquisadoras de nossas próprias formas de ser e existir. Parabéns, GEARTE!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Possui graduação em Artes Plásticas: habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora aposentada: associada, nível II, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) ligado ao PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Em suas pesquisas tem-se voltado, atualmente, sobre a Linguagem do Desenho e sobre a Epistemologia do Desenho.

Downloads

Publicado

2022-11-18

Como Citar

BARRETO, U. . GEARTE 25 anos — Ensaio Visual. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128564. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128564. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos