Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte

Autores

  • Celso Vitelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128452

Palavras-chave:

Corpo, Livro didático, Ensino de Arte

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2016 e 2018 que investigou algumas representações de corpos em livros didáticos de Ensino de Arte, mais especificamente o modo como são eles apresentados, discutidos ou não e problematizados. A metodologia empregada se ocupou da análise de cinco coleções voltadas para o Ensino de Artes no Ensino Fundamental: Projeto Mosaico (2015); Por toda Parte (2015); Projeto Araribá: arte (2014); Tear (2015) e A arte de fazer arte (2015). Entre as questões que nortearam a pesquisa, destacou-se: por que certas representações de corpos (na arte ou no cotidiano) passam a ser mais valorizadas do que outras e, assim, compõem em maior quantidade o conjunto de imagens dos livros didáticos de Ensino de Arte? Entre os autores que solidificaram a pesquisa, citam-se Débora Lupton, Gisela Ferreira da Silva, Lucia Santaella, entre outros. Concluiu-se que a maioria dos livros das coleções analisadas, com efeito, aborda o corpo de maneira muito genérica, com um aprofundamento menor ao que o tema de fato merece.

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Biografia do Autor

Celso Vitelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UFRGS. Atualmente é professor do Instituto de Artes da UFRGS nos cursos de graduação em Artes Visuais: bacharelado e licenciatura. Tem experiência na área de Educação com ênfase no ensino de arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, masculinidades, adolescência e juventude.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

VITELLI, C. Representações do corpo em cinco livros didáticos de ensino de arte. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128452. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128452. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos