Fazer parte do GEARTE e ser-estar no GEARTE

Autores

  • Umbelina Barreto Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128449

Palavras-chave:

GEARTE, Experiência acadêmica, Pesquisa, Ensino, Educação e Arte

Resumo

O texto celebra os 25 anos do GEARTE, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte coordenado por Analice Dutra Pillar, enfocando uma forma significativa de fazer parte do Grupo, que, em partilha, mostra que é possível também ser-estar no GEARTE. Desenvolve-se no formato de narrativa, resgatando diversos fazeres em torno de um locus comum, a UFRGS, que abriga o Grupo de Pesquisa em seu Programa de Pós-graduação em Educação junto à Faculdade de Educação. Parte da experiência acadêmica de sua autora, Umbelina Barreto, para ir se aproximando da profundidade do universo da pesquisa em sua complexa diversidade, sem esquecer o papel social da universidade e de sua atividade fim, que é o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Umbelina Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS, Porto Alegre/RS, Brasil

Possui graduação em Artes Plásticas: habilitação Desenho e Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora aposentada: associada, nível II, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE) ligado ao PPGEDU da Faculdade de Educação da UFRGS. Possui experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, e tem realizado produção regular em poéticas visuais, além de exposições no Brasil e no Exterior. Em suas pesquisas tem-se voltado, atualmente, sobre a Linguagem do Desenho e sobre a Epistemologia do Desenho.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. O Ensino da Arte: Memória e História. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2004.

BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Formação de linguagem artístico–expressiva como um conhecimento epistemológico. Orientador Jayme Paviane. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1995.

BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura. O conhecimento de Artes Visuais em nova chave. Orientadora: Analice Dutra Pillar. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2008.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Editora Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 5ª ed., 2009.

GREIMAS, Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Editora Cosak & Naify, 2004.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção do conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas Editora, 1996.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas Editora, 1996.

PILLAR, Analice Dutra. (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Editora Mediação,1999.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

BARRETO, U. . Fazer parte do GEARTE e ser-estar no GEARTE. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128449. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128449. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê GEARTE: 25 anos