Fazer parte do GEARTE e ser-estar no GEARTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.128449Palavras-chave:
GEARTE, Experiência acadêmica, Pesquisa, Ensino, Educação e ArteResumo
O texto celebra os 25 anos do GEARTE, Grupo de Pesquisa em Educação e Arte coordenado por Analice Dutra Pillar, enfocando uma forma significativa de fazer parte do Grupo, que, em partilha, mostra que é possível também ser-estar no GEARTE. Desenvolve-se no formato de narrativa, resgatando diversos fazeres em torno de um locus comum, a UFRGS, que abriga o Grupo de Pesquisa em seu Programa de Pós-graduação em Educação junto à Faculdade de Educação. Parte da experiência acadêmica de sua autora, Umbelina Barreto, para ir se aproximando da profundidade do universo da pesquisa em sua complexa diversidade, sem esquecer o papel social da universidade e de sua atividade fim, que é o ensino.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. O Ensino da Arte: Memória e História. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no Ensino da Arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2010.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Formação de linguagem artístico–expressiva como um conhecimento epistemológico. Orientador Jayme Paviane. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1995.
BARRETO, Umbelina Maria Duarte. Espiando pelo buraco da fechadura. O conhecimento de Artes Visuais em nova chave. Orientadora: Analice Dutra Pillar. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2008.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Editora Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles. A lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 5ª ed., 2009.
GREIMAS, Da imperfeição. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1996.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Editora Cosak & Naify, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção do conhecimento na criança. Porto Alegre: Artes Médicas Editora, 1996.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas Editora, 1996.
PILLAR, Analice Dutra. (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Editora Mediação,1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.