Desafios emergentes para o ensino de artes: o II Congresso Internacional online entre arte, cultura e educação no contexto das reconexões da Abordagem Triangular

Autores

  • Ana Mae Barbosa Universidade de São Paulo — USP / Universidade Anhembi Morumbi — UAM, São Paulo/SP, Brasil
  • Annelise Nani da Fonseca Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Ana Flávia Tavares de Melo Secretaria Municipal de Educação — SME, Goiânia/GO, Brasil
  • Fábio de Castilhos Lima Secretaria Municipal de Educação — SME, Goiânia/GO, Brasil
  • Fernanda Pereira da Cunha Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia/GO, Brasil
  • Fernando Antônio Gonçalves Azevedo Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil
  • Glacy Antunes de Oliveira Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia /GO, Brasil
  • Márcio Penna Côrte Real Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia /GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.128425

Palavras-chave:

Ensino de artes, Professores, Abordagem Triangular, Congresso Internacional

Resumo

Estabelece desafios emergentes e possibilidades para o ensino de artes, a partir de percepções dos professores de artes, do Brasil e do exterior, por meio de um questionário, respondido por mil e nove participantes deste II Congresso. A realização do congresso e a análise em questão evidenciaram desafios emergentes para os processos educacionais de produção do conhecimento em artes. Contribuições que consubstanciam a Abordagem Triangular enquanto teoria de interpretação e suas reconexões para o pensar e o agir na práxis do ensino de artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo — USP / Universidade Anhembi Morumbi — UAM, São Paulo/SP, Brasil

Professora Emérita da Universidade de São Paulo USP, onde lecionou nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Arte/Educação por 47 anos. Atualmente ensina Educação em Arte e Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Ensinou nas Universidades de Yale, The Ohio State University e Universidad de Granada. Publicou 23 livros. Ganhou os Prêmios Edwin Zigfield (USA); Sir Herbert Read (InSEA); Itaú Cultural 30 anos (2017); Comenda Nacional da Ordem Cientifica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda Transcrda Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros. Professora Honoris Causa da UFPB e da UFPE.

Annelise Nani da Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora — UFJF, Juiz de Fora/MG, Brasil

Doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA -USP), sua tese aborda o Processo Criativo para o ensino de Moda. Mestre em Design (2011) pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Moda (2008), bacharel e licenciada em Artes Visuais (2008) e bacharel em Psicologia (2018) pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR). Trabalha com arte\aprendizagem, processo criativo, desenvolvimento de produto e planejamento de coleção. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF no Instituto de Artes e Design-IAD.

Ana Flávia Tavares de Melo, Secretaria Municipal de Educação — SME, Goiânia/GO, Brasil

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação na Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), Mestra em Educação pela Faculdade de Educação / UFG (FE/UFG) (2021), graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Especialista em Educação Infantil — Alfabetização e letramento pela FABEC (2012). Atualmente é professora de Educação Física efetiva da Secretaria Municipal de Goiânia, na Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira. Professora voluntária na modalidade EAD — curso de ciências biológicas UFMS. Atualmente participa do GEPEB — Grupo de Estudos de Pierre Bourdieu vinculado à Universidade Estadual de Goiás.

Fábio de Castilhos Lima, Secretaria Municipal de Educação — SME, Goiânia/GO, Brasil

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, pesquisando os coletivos de artistas e a produção do espaço urbano (2020 -). Mestre em Poéticas Visuais pela Bauhaus Universität Weimar, Alemanha (2013). Especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2009). Licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição (2007).

Fernanda Pereira da Cunha, Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia/GO, Brasil

Possui graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). Foi vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) Interdisciplinar em Performances Culturais (2015-2016). É coordenadora do Curso de Especialização em Arte/Educação Intermidiática (EMAC/UFG). Participa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes da Cena pela EMAC/UFG. Membro do grupo de estudos GEARTE (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos temas: Intermídia, Cultura Digital, e-Arte/Educação.

Fernando Antônio Gonçalves Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco — UFPE, Recife/PE, Brasil

Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco — UFPE (2014). Professor do curso de Pedagogia no Centro Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Membro do grupo de estudos GEARTE (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, história da arte educação, educação especial, ensino de arte, formação continuada de professores e inclusão social e cultural, além de Filosofia e Filosofia da Educação.

Glacy Antunes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia /GO, Brasil

...

Márcio Penna Côrte Real, Universidade Federal de Goiás — UFG, Goiânia /GO, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC), com tese sobre o tema: As musicalidades das rodas de capoeira: campo, diálogos interculturais e atuação de educadores (2006). Mestre em Educação (2001) e Licenciado em Educação Artística habilitação em Música (1999), ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (CE e CAL/UFSM). É professor da graduação, na área de Arte e Educação — Música; e do Programa de Pós-graduação em Educação — na linha de Pesquisa Cultura e processos educacionais - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. Editora Perspectiva SA, 2020.

BARBOSA, Ana Mae. Transcrição do vídeo: Gênese da Abordagem Triangular. In: Conferência de Abertura do II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação. YouTube, Canal Oficial da Reitoria Digital UFG, 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NbcxFXamMNU&ab_channel=UFGOficial > Acesso em: 01 set. 2022.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da. (Orgs.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

ITAÚ CULTURAL. Ocupação Paulo Freire / organização Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Exposição realizada de 18 de setembro a 5 de dezembro de 2021, no Itaú Cultural. ISBN 978-65-88878-21-7 DOI: https://doi.org/10.53343/9786588878217

MACHADO, Regina. Transcrição do vídeo: De triângulos e colares, louvação à uma mulher exemplar. In: Cerimônia de outorga do título de Professora Emérita da ECA-USP, Prof.ª Dr.ª Ana Mae Barbosa. 24/05/2022. Auditório Freitas Nobre do CJE – ECA-USP, São Paulo. YouTube, Canal Oficial da ECA/USP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yys5Yxgos6s&ab_channel=ECAUSPOficial > Acesso em: 15 jul. 2022.

RIZZI, Maria Christina. Transcrição do vídeo: Homenagem à Profa. Dra. Ana Mae Barbosa. In: Cerimônia de outorga do título de Professora Emérita da ECA-USP, Prof.ª Dr.ª Ana Mae Barbosa. 24/05/2022. YouTube, Canal Oficial da ECA/USP. Auditório Freitas Nobre do CJE – ECA-USP, São Paulo. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=yys5Yxgos6s&ab_channel=ECAUSPOficial > Acesso em: 15 jul. 2022. (Texto cedido pela autora).

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

BARBOSA, A. M.; FONSECA, A. N. da; MELO, A. F. T. de; LIMA, F. de C.; CUNHA, F. P. da; AZEVEDO, F. A. G.; OLIVEIRA, G. A. de; CÔRTE REAL, M. P. Desafios emergentes para o ensino de artes: o II Congresso Internacional online entre arte, cultura e educação no contexto das reconexões da Abordagem Triangular. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.128425. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/128425. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos