AMB: ‘desconseguir’ escutar o que nos ofereces, ainda!

Autores

  • José Carlos de Paiva Universidade do Porto — UP, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.126528

Palavras-chave:

Escutar, Ana Mae Barbosa, Desconseguir

Resumo

O esforço de ESCUTAR o que Ana Mae Barbosa nos apresenta, digerindo suas ofertas, irreverentes e qualificadas por uma investigação incansável e alargada, integrou a sua oferecida amizade e sabedoria em mim, numa procura pessoal e incessante para dar eficácia política, antidiscriminatória e anticapitalista às minhas ações, artísticas e de investigação em educação artística, interculturalidade e decolonialidade. Esforço partilhado com os coletivos e as comunidades com quem me é permitido relacionar, que vou ‘desconseguindo’ realizar, ainda!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos de Paiva, Universidade do Porto — UP, Porto, Portugal

Doutor em Pintura, Mestre em Arte Multimédia, Graduado em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Investigador do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade i2ADS. Professor Emérito da Universidade do Porto. Professor Jubilado da Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). Percurso múltiplo por vários caminhos, aparentemente dispersos, mas relacionados numa atitude transversal de intervenção crítica no tecido social e atenções globalizantes. Trajecto autoral como artista plástico, mostrado em exposições individuais de artes plásticas e em exposições colectivas, por todo o país e no estrangeiro. Fundador (1988) e director da GESTO Cooperativa Cultural. Forte envolvimento em acções interculturais, de índole artístico e cultural com comunidades em Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Portugal, organizadas pelo “movimento intercultural Identidades”.

Referências

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Porque e como: arte na educação. In: Anais do 13° Encontro Nacional da ANPAP. Maria Beatriz de Medeiros. (Org.). Brasília: ANPAP, Editora do PPGA/UnB, 2004. ISBN 85-89698-06-8 (v.2). p. 48-52.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: Elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Tradução de António Massano. Lisboa: Livraria Terra Livre, 2015.

MBEMBE, Achille. Brutalismo. Tradução de Marta Lança. Lisboa: Antígona Editores Refratários, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

PAIVA, J. C. de . AMB: ‘desconseguir’ escutar o que nos ofereces, ainda!. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.126528. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/126528. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos