Formação de professores e difusão da Abordagem Triangular no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.125031

Palavras-chave:

Arte/Educação, Abordagem Triangular, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A Abordagem Triangular foi publicada por Ana Mae Barbosa, em 1991, no livro A Imagem no Ensino da Arte. Quando o livro estava prestes a completar 10 anos de seu lançamento, foi ofertado para professores e educadores da cultura o curso de aperfeiçoamento “Aprendizagem da Arte e Cultura Contemporânea”, no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, NACE-NUPAE. Agora, ao completar 30 anos dessa publicação, reúnem-se, neste artigo: uma professora desse curso e um aluno da primeira turma, que fazem suas análises sobre aulas e atividades, mediados por Beatriz Ribeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Minerini Neto, Arteducação Produções — AEP, São Paulo/SP, Brasil

É Doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com residência no Teachers College/Columbia University, em Nova York, e Mestre em Estética e História da Arte pela ECA/USP, com Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, UNAR. É coordenador, professor e autor de material educativo nas áreas de Arte e Educação. Desenvolve pesquisas sobre a História da Arte Moderna e Contemporânea; Arte e Política e História do Ensino da Arte. Trabalha, também, com formação de equipes educacionais para museus e instituições culturais.

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa , Arteducação Produções — AEP, São Paulo/SP, Brasil

É artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), em 1991. Também estudou História da Arte, na Texas University at Austin; Design, na School of Visual Arts e Litografia, na Columbia University, em New York/USA. Fundou a empresa AEP - Arteducação Produções, em 2001. É Mestre (2003) e Doutora (2012) em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e concluiu Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), em 2017. Em 2 de julho de 2002 teve um acidente vascular cerebral de tronco e, como sequela, adquiriu a síndrome do locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica, mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada. 

Beatriz Ribeiro Correa , Pesquisadora independente

É graduada em Artes Visuais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU, 2018) com ênfase em Arte/Educação. Membro do coletivo A Ovelha desde 2017, realiza pesquisa nas áreas de História do ensino da Arte, Performance e Experimentação Cênica e História da Arte e da Cultura, com interesse por Moda e diferentes formas de criação e expressão visual.

Referências

BARBOSA, Ana Amália. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005, p. 143 – 149.

BARBOSA, Ana Mae. Entrevista à Agência Repórter Social, 2005. In: COSTA, Fábio José Rodrigues da. Didáctica de las artes visuales: una proposición postmoderna. Sevilla: Universidad de Sevilla: Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, 2007. (Inédito, trad. dos autores).

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ESTUDANTES do NACE-NUPAE de 2000. Tomie Ohtake: conversando com os Arte/Educadores. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação. São Paulo: Cortez, 2019, p. 405-419.

COSTELLA, Antonio. Para apreciar a Arte: roteiro didático. São Paulo: Senac, 2017.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOURENZI, Hercílio (ed.). Como grafitar. São Paulo: Editora Escala, nº 1, s/d.

MAIURI, Tânia Paiva Navarro; MINERINI NETO, José; MOLFI, José Márcio Viezzi e PONCIANO, Leda Maria do Nascimento. Proposta de arte-educação em galerias de arte. São Paulo: NACE-NUPAE, ECA/USP, 2000 (inédito).

MINERINI NETO, José. Abordagens triangulares: reflexões sobre a aprendizagem triangular da arte. In: AZEVEDO, Fernando Gonçalves de e CUNHA, Fernanda Pereira da (org.). Revista GEARTE: Abordagem Triangular: territórios e perspectivas arte/educativas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017, v. 4 nº 2, p. 258 - 268. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71899. Acesso em: 30 mai.2022.

NACE-NUPAE. Relatório das atividades do NACE-NUPAE – ECA-USP biênio: 1999-2001. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes: Pró-reitoria da cultura extensão universitária – Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação, 2001, p. 10 (inédito).

NACE-NUPAE. Programa do curso de aperfeiçoamento “Aprendizagem da Arte e Cultura Contemporânea”: Ementa/Disciplinas. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, NACE-NUPAE, 2000, sem paginação.

NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: o Curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (tese de doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537/pt-br.php. Acesso em: 23 mai.2022.

OTT, Robert William. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1999. pp. 113–141.

PARSONS, Michael J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do pondo de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Presença 1992.

Downloads

Publicado

2022-08-15

Como Citar

MINERINI NETO, J.; BARBOSA , A. A. T. B.; CORREA , B. R. Formação de professores e difusão da Abordagem Triangular no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.125031. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125031. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos